‘Essa revisão vai ajudar a conquistar o meu sonho’, diz estudante do Bailique no Aulão Show da Central do Enem
No evento promovido pelo Governo do Amapá, alunos puderam revisar os conteúdos da prova, nesta sexta-feira, 3, no Estádio Zerão.
A estudante Emily Barbosa participa pela primeira vez de uma revisão da Central do Enem
Pela primeira vez em quatro anos, estudantes do Distrito do Bailique, em Macapá, participaram da maior revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Amapá. Nesta sexta-feira, 3, no Estádio Zerão, 28 alunos do arquipélago se uniram aos outros mais de 5 mil estudantes, que assistiram ao primeiro dia do “Aulão Show” da Central do Enem 2023, promovido pelo Governo do Estado, para revisar os conteúdos da avaliação.
Os alunos estão na capital especialmente para realizar as provas do Enem, marcadas para este domingo, 5, e dia 12 de novembro. A alimentação, estadia e deslocamento da delegação são custeados pelo Governo do Amapá, para facilitar e incentivar a participação dos estudantes na prova.
Para a aluna da Escola Bosque do Bailique, Emily Barbosa, de 17 anos, participar do aulão foi uma oportunidade para ganhar confiança e conhecer melhor as dicas da prova.“É a primeira vez que participo de uma revisão assim. Está sendo muito bom esse apoio, porque nunca passamos por isso. É um incentivo muito bom para os estudantes do Bailique. Quero fazer o curso de Direito desde criança, e essa revisão vai me ajudar a conquistar o meu sonho”, contou Emily.
Dos 28 estudantes que estão em Macapá, dois são da Escola Estadual Benevenuto Soares Rodrigues, três da Escola Estadual Professora Nair Cordeiro Marques e os outros 22 são da Escola Bosque.
Em 2023, o tema do projeto é “Preparando para o Enem pelos quatro cantos do Amapá”. Para o coordenador da Escola Bosque, Gabriel Rocha, de 32 anos, a participação dos estudantes no aulão representa este compromisso do governo e da Secretaria de Estado da Educação (Seed) com o ensino de todas as comunidades que integram o estado“A última vez que os estudantes do Bailique vieram com o apoio do Governo do Estado para a cidade de Macapá foi em 2019. Resumir os conteúdos da maneira que está sendo passado aqui, com a qualidade dos professores, é muito importante, porque isso vai fortalecer muito o conhecimento deles”, ressalta o professor.
Neste primeiro dia de aulão, os estudantes assistiram a aulas com foco nas áreas de linguagens, ciências humanas e redação. Já na próxima sexta-feira, 10, o Aulão Show será voltado às áreas de matemática e ciências da natureza.Enem
Em 2023, o Enem acontece de forma simultânea em todo o país nos dias 5 e 12 de novembro. No Amapá, são 28.815 mil pessoas inscritas para participar do exame, que se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Transporte para os estudantes
Pela primeira vez, o Governo do Amapá garante gratuidade nas rotas municipais e intermunicipais dos transportes públicos nos dias de provas do Enem, beneficiando, principalmente, mais de 7,5 mil alunos da rede pública inscritos para a avaliação neste domingo, 5, e no dia 12 de novembro. O governador, Clécio Luís, assinou nesta sexta-feira, 3, o decreto que institui a gratuidade.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!