No Amapá, cerca de 70% dos inscritos no Enem compareceram ao segundo dia de provas
Mais de 18 mil candidatos compareceram aos locais de prova distribuídos pelo estado.
Secretaria de Estado da Educação organizou uma recepção especial aos estudantes
No Amapá, cerca de 70% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) compareceram ao segundo dia de provas no domingo, 12. As informações são do Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e revelam que, aproximadamente, 18 mil dos 28 mil inscritos compareceram aos 65 locais de provas distribuídos pelo estado.
Para incentivar os candidatos a fazerem a prova, o Governo do Amapá garantiu a gratuidade nos transportes públicos que circulam dentro de Macapá e interligam a capital às cidades de Mazagão e Santana. Outra medida de incentivo foi o acolhimento aos participantes, com palavras de encorajamento e entrega de chocolates. O trabalho foi realizado por professores do projeto Central do Enem que, ao longo do ano, preparou os estudantes da rede pública para as provas.
O Governo do Estado garantiu, ainda, uma estrutura diferenciada para estudantes do Arquipélago do Bailique participassem do Enem na zona urbana de Macapá. Os jovens contaram com apoio para transporte, alimentação e estadia.Comparecimento
Enquanto no primeiro dia de provas foram contabilizadas 9,2 mil ausências, no segundo dia foram 10.622. A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Antônia Andrade, explica que o número está na média de anos anteriores.
“Há estudantes que avaliam que não foram bem no primeiro dia de prova e aqueles que não puderam ir por questões de logística, doença ou outros motivos pessoais”, explicou.
Para os casos de pessoas que não puderam fazer a prova por problemas logísticos ou doença infecciosa, basta solicitar reaplicação na Página do Participante. É preciso comprovar a condição que motiva a solicitação de reaplicação. O prazo começa nesta segunda-feira, 13, e segue até 17 de novembro. As solicitações serão analisadas individulamente pelo Inep. Acesse aqui a Página do Participante.
Segurança
Além da gratuidade no transporte público, o Governo do Amapá garantiu mais de 600 agentes de segurança pública para atuarem na Operação Enem 2023, com o objetivo de dar apoio, segurança e tranquilidade aos inscritos e outros profissionais que trabalham na aplicação das provas do Enem 2023.
Aulão Show no Estádio Zerão
Nos dias 3 e 10 de novembro, o Governo do Amapá promoveu “Aulões Show” da Central do Enem 2023. O evento, no Estádio Olímpico Zerão, reuniu mais de 5 mil estudantes dos municípios de Macapá, Santana e Mazagão, para uma revisão na fase final de preparação para as provas do Enem.
Provas
O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste segundo dia foram 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!