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Ouvidoria do Governo do Amapá percorre municípios para reunir as demandas da população

Desde setembro, órgão já entrevistou moradores de doze municípios. Coleta de informações vai orientar a formulação de políticas públicas.

Por Luan Rodrigues
22/11/2023 10h13

Equipes da Ouvidoria entrevistam a população em suas casas e empreendimentos

Com o intuito de estreitar os laços entre cidadãos e poder público, a Ouvidoria Geral do Estado percorre os 16 municípios do Amapá para escutar as demandas da população. Desde setembro, o órgão já visitou doze municípios e, a partir do dia 4 de dezembro, alcança as cidades de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no sul do estado. A meta é ouvir os moradores de Macapá e Santana no início de 2024. 

Além de realizar o atendimento convencional de ouvidoria com os cidadãos, recebendo suas sugestões e queixas, as equipes também entrevistam os moradores com o objetivo de gerar informações estratégicas para tomada de decisões, tanto para o Governo do Estado, quanto para os poderes municipais. Para chegar a uma representatividade científica, a Ouvidoria mantém a meta de ouvir 1% da população de cada município. 

“A itinerância busca criar esse contato direto com os 16 municípios do estado, é a Ouvidoria saindo das quatro paredes da instituição e realmente indo até a população”, disse o ouvidor-geral do Estado, Magdiel Ayres.

Ligada à Controladoria-Geral do Estado, a Ouvidoria tem como missão participar da fiscalização interna do Governo do Amapá, por meio da escuta dos usuários desses serviços. A partir dessa coleta das demandas dos cidadãos, o órgão também propõe  alternativas, contribuindo para o alcance da excelência da gestão do poder executivo.

Até o momento, o projeto já alcançou os municípios de Oiapoque, Calçoene, Tartarugalzinho, Amapá, Ferreira Gomes, Pracuúba, Mazagão, Porto Grande, Cutias do Araguari, Itaubal, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.

Atendimento à população 

Há uma preocupação do órgão em abordar a população dentro do seu dia a dia, entrando na casa das pessoas, nos empreendimentos e nas ruas das cidades, para coletar as informações mais fidedignas possíveis. Foram questionados, através de formulários, os conhecimentos do público sobre a Ouvidoria e as maneiras de acessá-la, dando um enfoque também sobre a plataforma Ouv Amapá, ambiente digital de atendimento do órgão.

Atendimento aos gestores municipais

A outra linha de atuação do projeto é o trabalho realizado com os gestores municipais, que envolvem os prefeitos, vice-prefeitos, secretários e, principalmente, os controladores e os ouvidores das regiões. Também foram alvos do projeto, as equipes de atendimento ao cidadão, que tem contato direto com o público, e as câmaras de vereadores dos municípios. Foram realizados treinamentos sobre ouvidoria, desde a sua implantação até os trabalhos executados por ela, além de capacitações sobre atendimento ao cidadão.

Com foco também nos gestores, as equipes da Ouvidoria entregam kits de transparência a esse público, que contam com informações como: a legislação sobre esse tema, os modos de implantá-la em Ouvidoria e também uma cartilha de transparência, contendo quais itens são obrigatórios e como lidar com um Portal Transparência. A CGE, por meio da Ouvidoria, também disponibiliza um diagnóstico de transparência nos municípios, que indica a eficiência dos gestores no setor e o que precisa ser melhorado.

 

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