Governo do Amapá leva capacitações sobre o setor agropecuário para a 30ª Agropesc, no município de Amapá
São oficinas, cursos e palestras gratuitas sobre áreas como piscicultura, biotecnologia e hidroponia.
As capacitações são coordenadas pela Secretaria de Estado Desenvolvimento Rural (SDR) e acontecem na sexta-feira, 1º, e no sábado, 2
Para fortalecer o setor agropecuário, o Governo do Estado preparou uma série de capacitações gratuitas que estarão disponíveis para o público da 30ª Agropesc, no Parque de Exposições João Pompilho, no município de Amapá. São oficinas, cursos e palestras sobre áreas como piscicultura, biotecnologia e hidroponia, a técnica de cultivar plantas sem solo.
Os temas das capacitações atendem à realidade da Região dos Lagos, composta pelos municípios de Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba, cidades que se destacam pelo grande potencial agrícola e pecuário. Em outra vertente, a feira também terá exposição e comercialização de animais.
A Feira Agropesc é realizada pela Prefeitura de Amapá, com apoio do Governo do Estado. O evento começa na quinta-feira, 30, e segue até domingo, 3, com incentivo à economia, programação cultural e gastronomia. As capacitações são coordenadas pela Secretaria de Estado Desenvolvimento Rural (SDR) e acontecem na sexta-feira, 1º, e no sábado, 2.
“É a oportunidade de levar conhecimento e mostrar ao produtor que o uso da tecnologia já está alinhado com a produção; além de podermos mostrar que a produção de qualidade pode agregar valor e aumentar a renda”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Kelson Vaz.
Confira a programação de capacitações técnicas da Agropesc
Sexta-feira, 1º
8h - Oficina sobre sítios arqueológicos
Realização: Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa)
8h - Curso Básico de Piscicultura
Realização: Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura
10h - Oficina com orientações sobre o uso de balanças em estabelecimentos comerciais, comercialização de produtos regionais pré embalados e fiscalização de objetos regulamentados
Realização: Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem)
14h - Oficina sobre Zoneamento Ecológico e Econômico
Realização: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Sebrae
Sábado, 2
8h30 - Curso básico de piscicultura
Realização: Secretaria de Estado Pesca e Aquicultura
8h30 - Hidroponia em garrafas pets e caneletas
Realização: Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap)
9h - Minicurso de defumação de peixe
Realização: Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura
9h30 - Oficina de boas práticas de manipulação de alimentos
Realização: Embrapa
10h50 - Palestra: Avanços da Biotecnologia no Amapá
Realização: Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema)
14h - Palestra: Prática de Recuperação de açaizais cultivados
Realização: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec) e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap)
14h10 - Oficina sobre elaboração de embutido de pescado
Realização: Rurap
15h20 - Palestra: Prospecção para o Cultivo de Baunilha no Estado do Amapá (Iepa)
Realização: Iepa
16h - Palestra: Atuação do engenheiro agrônomo na agricultura familiar da Região dos Lagos
Realização: Rurap
17h - Palestra: Vegetação no Zoneamento Ecológico e Econômico
Realização: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Sebrae
Agropesc 2023
Em 2023, o tradicional evento busca fortalecer a economia da Região dos Lagos, onde vivem mais de 35 mil pessoas, nos municípios de Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba, cidades conhecidas pelo potencial agropecuário.
A feira contará com gastronomia, empreendedorismo, exposição e venda de animais, além de ações voltadas para a agricultura familiar. O evento prevê, ainda, oficinas e cursos do setor primário para aprimorar o conhecimento da comunidade acadêmica. Outro diferencial são as ações sociais voltadas às pessoas atingidas pela estiagem na Região dos Lagos.
A expectativa é que, assim como a Expofeira voltou, aquecendo a economia da região metropolitana, a Agropesc também retorne com fomento ao setor agro, incentivo aos produtores rurais e gerando possibilidade de renda extra aos empreendedores da região.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!