‘Eu pude conhecer mais sobre o universo', conta adolescente sobre planetário montado pelo Governo do Amapá na 30ª Agropesc
O estudante Hyanderson Faustino Ferreira, de 13 anos, gosta de ciências e teve a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre astronomia.
Hyanderson se surpreendeu com a possibilidade de aprender mais sobre astronomia em um evento agropecuário
O estudante Hyanderson Ferreira, de 13 anos, teve a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre astronomia ao participar de uma das sessões do planetário móvel digital montado pelo Governo do Estado na 30ª Agropesc, que acontece até domingo, 3, no município de Amapá.
A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) é responsável pelo planetário, composto por uma cúpula inflável, um projetor altamente tecnológico que possibilita a sensação de realidade aumentada em 360°, caixa de som e ar-condicionado portátil. Até 35 pessoas podem participar de cada sessão.
No ambiente, a população tem uma experiência única e imersiva sobre temas como sistema solar, vida fora da Terra, Via Láctea e os mistérios que existem no universo. Hyanderson Faustino Ferreira, que está no 8° ano do ensino fundamental, gosta de ciências e considerou a visita ao planetário como um momento de muito aprendizado.
"Eu pude conhecer mais sobre o nosso universo e o sistema solar de uma forma bem legal. Eu achei muito interessante essa mistura da pecuária com o conhecimento científico", contou o menino.
As sessões são gratuitas, duram 35 minutos e acontecem no Campus Território dos Lagos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), das 17h às 20h.
"Levar o planetário para a Agropesc faz parte do planejamento do Governo do Estado em popularizar a ciência, tecnologia e inovação entre a população amapaense. É um equipamento altamente tecnológico e inovador, com simulações realistas sobre os estudos da astronomia”, disse o coordenador de Desenvolvimento de Tecnológico e de Inovação da Setec, Paulo França.
Agropesc 2023
Em 2023, o tradicional evento busca fortalecer a economia da Região dos Lagos, onde vivem mais de 35 mil pessoas, nos municípios de Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba, cidades conhecidas pelo potencial agropecuário.
A feira conta com gastronomia, empreendedorismo, exposição e venda de animais, além de ações voltadas para a agricultura familiar. O evento, realizado pela Prefeitura de Amapá, prevê, ainda, oficinas e cursos do setor primário para aprimorar o conhecimento da comunidade acadêmica.
A expectativa é que, assim como a Expofeira voltou, aquecendo a economia da região metropolitana, a Agropesc também retorne com fomento ao setor agro, incentivo aos produtores rurais e gerando possibilidade de renda extra aos empreendedores da região.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!