Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá premia alunos em concurso de redação sobre ‘Cidadania Fiscal’

Também foram condecorados professores orientadores e escolas dos estudantes das três melhores produções do V Concurso de Redação da Sefaz.

Por Luan Rodrigues
13/12/2023 18h04

Os alunos finalistas do 5º Concurso de Redação da Sefaz receberam smartphones como prêmios

O Governo do Estado premiou alunos, professores e escolas no 5º Concurso de Redação da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) na quarta-feira, 13. O evento, ocorrido no auditório do Sebrae, foi a celebração de uma iniciativa que envolveu alunos de diferentes escolas de Macapá e Santana, proporcionando aos jovens a reflexão sobre o tema 'Cidadania Fiscal'.

O vencedor foi o estudante Caio Matos, aluno do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Tempo Integral Tiradentes. Foi em um intervalo para o almoço que o jovem escreveu a sua redação premiada. O garoto de 18 anos não esperava conquistar o prêmio que disputou, inicialmente, com mais de 3 mil alunos de outras 20 escolas públicas estaduais.

“É uma grande honra poder representar minha escola com essa conquista, disputei com outros estudantes que fizeram grandes redações e acabei conseguindo o primeiro lugar sobre um assunto que antes eu não dominava tanto, mas por conta do concurso, pude estudar um pouco mais e que vai ser de grande utilidade para a minha vida”, disse o estudante. 

O concurso foi coordenado pelo Grupo de Educação Fiscal Estadual (Gefe), que é composto por servidores da Sefaz e Secretaria de Estado da Educação (Seed). A equipe executa as atividades do Programa de Educação Fiscal Estadual, uma iniciativa que busca alcançar uma sociedade mais solidária, participativa e consciente sobre a destinação e retorno dos impostos pagos pela população para a prestação de serviços públicos de qualidade.

Antes do anúncio dos vencedores, os três finalistas leram as suas redações que tiveram como tema “Educação para a Cidadania Fiscal”. Este é um importante instrumento de aproximação entre sociedade e do estado dentro do processo de tributação, além de ser uma prioridade do Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef), responsável por definir as diretrizes dos programas estaduais. 

“O concurso permite formamos alunos cidadãos, alguém que sabe de todos os seus deveres, na questão do pagamento e recolhimento de tributos, para que seja investido na educação, na saúde, na segurança, mas ao mesmo tempo este estudante também vai saber dos seus direitos, de cobrar como cidadão e uma pessoa que participa desse processo”, explicou o secretário da Receita Estadual, João Salomão, que representava a Sefaz na cerimônia de premiação.

As três melhores redações foram premiadas na cerimônia. Os alunos levaram para casa celulares novos, enquanto seus professores orientadores foram presenteados com bolsas de couro. Já as escolas que fizeram parte do pódio do concurso, receberam, cada uma, um HD externo.

Com o trabalho dos servidores da Seed, integrantes do Gefe, 35 escolas foram convidadas para participar de todos os processos do concurso, que contou com palestras sobre o tema da redação, direcionamento para os professores orientadores e posteriormente a produção e seleção das redações representantes de cada escola, realizadas pelos alunos e professores, respectivamente.

No final, redações de 20 escolas foram corrigidas por uma comissão formada por fiscais de tributos, professores da Central do Enem, representantes da CGU e da Secult, escolhendo então três finalistas para o evento de premiação. Representando a Seed, o coordenador de Desenvolvimento de Políticas Educacionais do órgão, Cleiberton Souza, explicou a importância da presença desse tema nas escolas para os alunos.  

“O concurso de redação só é uma última etapa do processo, que busca trazer conhecimento da educação fiscal para as escolas, oportunidade de conhecer a questão de tributos que até nós adultos às vezes não tivemos. O aluno volta para a sociedade com uma consciência de como funciona a questão dos tributos, através de atividades que são feitas de forma pedagógica”, comentou Souza.

Confira os nomes dos alunos premiados

1° lugar: Caio Vinicius Albuquerque de Matos - E.T.I. Tiradentes

2° lugar: Sarah Luíza da Silva Camilo - E.E. General Azevedo Costa

3° lugar: Luna Rebecca Mota Gonçalves - E.E. Prof. Sebastiana Lenir

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!