Com mistura de ritmos, Banzeiro Brilho de Fogo comemora 10 anos no Réveillon Beira Rio 2024
Na apresentação na orla da Fazendinha, o cortejo passou tocando vários ritmos nas caixas de batuque.
A alegria das crianças, e a energia dos jovens e adultos que integram o Banzeiro, contagiaram o público
A abertura do Réveillon Beira Rio 2024 na noite deste sábado, 30, na praia da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá, contou com uma participação especial: a do grupo cultural Banzeiro do Brilho de Fogo, que comemorou durante a programação do Governo do Amapá, os 10 anos em atividades.
Na apresentação na orla da Fazendinha, o cortejo passou tocando vários ritmos nas caixas de batuque. A alegria das crianças, e a energia dos jovens e adultos que integram o Banzeiro, contagiaram o público. Grupos de marabaixo e artistas circenses também participaram do momento.
O tradicional grupo reúne mais de 200 participantes de todas as idades e tem como principal objetivo promover e valorizar a cultura do batuque e do marabaixo nas atividades culturais do estado.
"Temos como característica levar para a comunidade o som e a identidade da nossa cultura, colocando em nosso cortejo o som de instrumentos de sopro e junto a caixa de marabaixo. Neste momento também celebramos dez anos e estar inserido na programação de réveillon para nós é um reconhecimento do trabalho", destacou um dos coordenadores mais antigo do grupo, Paulo Bastos.
O Banzeiro do Brilho de Fogo é uma entidade que também trabalha o social e ensina crianças a tocar a caixa de marabaixo e a repassar a importância de tornar permanente a difusão da cultura amapaense.
"Para nós é uma honra fazer parte deste grupo que mantém vivo o saber sobre o batuque e o marabaixo; além da parte social de levar assistência para a comunidade”, declarou a estudante Daniele Ramos, de 21 anos, que auxilia nas aulas de caixas de marabaixo para crianças.
Ao final da apresentação, os artistas e brincantes tocaram os "parabéns" em homenagem aos 10 anos do grupo. O Banzeiro Brilho de Fogo foi uma das atrações da abertura do Réveillon Beira Rio 2024, promovido pelo Governo do Estado, que contou ainda com os shows do cantor Zeca Baleiro e mais 30 artistas amapaenses.
A programação de três dias conta com a participação de mais de 60 artistas, entre nacionais e locais. Simultaneamente, na Zona Norte da capital, também ocorria outra programação do Réveillon. Dessa vez, com o show das aparelhagens Carabao, "o Furioso", do Trepidante e de 20 artistas locais, reunindo milhares de pessoas na Rodovia do Centenário (antiga Norte-Sul).
A festa da virada continua no domingo, 31, e segunda-feira, 1º de janeiro, no Anfiteatro da Fortaleza de São José, às margens do rio Amazonas, com apresentação de vários artistas nacionais como Leonardo, Ana Castela e Tiee.
A estrutura do Réveillon Beira Rio traz um ambiente totalmente moderno, com palco, som e iluminação garantidos pelo Governo do Estado. Os demais investimentos são do Ministério do Turismo, articulados pelo senador Davi Alcolumbre, mais parceria do setor privado.
VEJA TAMBÉM
FOTOS: Zeca Baleiro e artistas amapaenses agitam público no Réveillon Beira Rio na praia da Fazendinha
FOTOS: multidão celebra Réveillon Beira Rio 2024 ao som de Carabao na Zona Norte de Macapá
Fã realiza sonho de assistir show do Carabao no Réveillon Beira Rio 2024: 'Meu momento chegou!'
Pé na areia, música e boas energias marcam abertura do Réveillon Beira Rio 2024 na Zona Sul de Macapá
'Não esperava todo esse movimento’, comemora empreendedora no Réveillon Beira Rio 2024
‘Vim de longe para fazer uma renda extra e curtir os shows’, conta empreendedor sobre Réveillon Beira Rio 2024
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!