Equinócio poderá ser visto dias depois do início do fenômeno
Projeção da sombra que permite a visualização poderá ser observada até a próxima semana
Dias e noites com 12 horas exatamente iguais. O Amapá tem esta peculiaridade no Brasil no período do Equinócio. O da primavera ocorreu nesta quinta-feira, 22, às 11h21. O sol se alinha com a terra para mudança de estação de inverno para a primavera.
Em Macapá, o Monumento Marco Zero do Equador facilita a visualização. No horário marcado, o sol se posiciona exatamente no obelisco e podemos observar o fenômeno na projeção da sombra.
O meteorologista Jefferson Vilhena, do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), explica que a projeção da sombra começou a ser vista na semana passada e deve durar ainda uma semana.
“A visualização é mais nítida vista do lado de fora do Marco Zero, bem em frente ao estádio Zerão, onde a linha imaginária ganha vida”, explicou Jefferson.
O fenômeno atrai estudantes, turistas e pessoas interessadas em astronomia. O meteorologista alerta que o uso de binóculos e lunetas que não possuam lentes especiais não são recomendados, pois podem provocar danos à visão. Uma alternativa seria o uso de películas de sol utilizadas em veículos.
Durante o fenômeno, o Clube de Astronomia do Amapá – Mirzam participa do evento com o propósito de expor ao público as curiosidades sobre o estudo dos astros. Com exposição de telescópios e observação do sol pelo anteparo, tecnologia criada para visualização da luz solar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!