Secretaria das Mulheres do Amapá promove blitz de conscientização da visibilidade trans no centro de Macapá
A ação mobilizou a população sobre a importância da inclusão e respeito à população transgênero.
Blitz ajudou a divulgar os serviços oferecidos pelo núcleo de acolhimento AMA-LBTI
O centro comercial de Macapá foi o local escolhido, nesta quarta-feira, 24, para receber uma blitz de conscientização sobre a visibilidade trans no Amapá. A ação aconteceu no cruzamento da Rua Cândido Mendes com a Av. Padre Júlio e provocou motoristas, ciclistas e pedestres que passavam pela região a refletirem sobre o respeito a este público.
A iniciativa integra a Semana Estadual da Visibilidade Trans, promovida pelo Governo do Estado, e coordenada pelo Núcleo de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (AMA-LBTI) da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres.
Este ano, o debate é sobre o tema: "Transcendendo Barreiras: construindo um Amapá mais inclusivo". A programação segue até segunda-feira, 29, com serviços de cidadania, de assistência jurídica, saúde e bem-estar.
Além de sensibilizar a população, a blitz também divulgou os serviços oferecidos pelo AMA-LBTI, que é referência em atendimento às mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais e intersexuais, com serviços psicológicos, assistência social, jurídica, fisioterapia, enfermagem e assistência médica.
"Esse é um importante local de apoio que deve ser divulgado para a população ter acesso. Estamos aqui para falar dos serviços que são oferecidos para as nossas 'letrinhas LBTI', especialmente a transgênero, como uma política afirmativa do Governo do Estado", reforçou a gerente do AMA-LBTI, Simone de Jesus.
Uma das pessoas abordadas durante a blitz foi a professora Marcilene Loureiro, de 45 anos, que leciona no município de Afuá, no Pará, há 26 anos, e está visitando a capital amapaense.
"Essa ação é de suma importância para a sociedade em geral. Divulgar o atendimento que existe para as mulheres em Macapá e, principalmente, o trabalho do núcleo que atende a população trans, que tanto precisa de apoio, é fundamental. Quem não gosta, tem a obrigação de respeitar o próximo", disse a professora.
Durante a programação da Semana da Visibilidade Trans haverá busca ativa da população trans nas escolas estaduais nas zonas Norte e Sul da cidade, e a retificação de nome e gênero para pessoas trans e travestis, em parceria com Defensoria Pública do Estado e cartórios.
"As atividades ao longo do mês de janeiro que estão sendo devolvidas para promover os direitos da população trans, que são essenciais, pois levam conscientização e promovem mais respeito, além do serviço do AMA-LBTI que é o único equipamento público que atende a população trans no estado", ressaltou a secretária de Política para as Mulheres, Adrianna Ramos.
Confira outras ações da Semana da Visibilidade Trans no Amapá:
- Sexta-feira, 26:
Ação itinerante de busca ativa à população trans
Horário: 19h às 23h
Locais: Escola Estadual Ruth de Almeida Bezerra, na Rua Adilson José Pinto Pereira, 109, bairro São Lázaro.
Centro de Educação Profissional do Amapá (Cepa), na Av. Maria Quitéria, bairro Santa Rita. - Segunda-feira, 29
Serviços para a população trans e assinatura do decreto de convocatória para a "4ª Conferência Estadual LGBTQIA+ do Amapá"
Horário: 8h às 14h
Local: AMA-LBTI, na Rua Odilardo Silva, n° 854, bairro Laguinho
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!