Mais de 25 mil pneus inservíveis foram recolhidos esta semana, durante ação realizada pela Sala de Situação Estadual. A programação que iniciou na terça-feira, 20, percorreu toda a capital e foi finalizada nesta sexta-feira, 23, com mais de 100 borracharias inspecionadas.
Os pneus recolhidos foram encaminhados ao aterro sanitário da BR-210, onde uma empresa vai dar a destinação adequada. A iniciativa faz parte das ações realizadas pelo Governo do Estado, para reduzir focos de infestação do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika. Os pneus usados estão entre os principais focos de reprodução do Aedes aegypti no município de Macapá.
O secretário executivo da Defesa Civil, Alexandre Veríssimo, reforçou a importância da ação. "Tivemos um retorno significativo dos proprietários das borracharias quanto ao armazenamento correto dos pneus em locais seco e coberto. Ainda eliminamos 15 criadouros do Aedes aegypti e providenciamos a destinação adequada dos pneus", comentou.
De acordo com o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), os bairros Marabaixo, Goiabal, Lagoa dos Índios, Cabralzinho, Janaina, Coração e Conjunto Buriti, apresentam alta incidência de infestação do vetor.
Ao todo, mais de 30 militares da Defesa Civil e Corpos de Bombeiros estiveram envolvidos na ação.
A expectativa da coordenação da Sala de Situação Estadual é estender as ações para os demais municípios do Estado, priorizando os de maiores incidência do mosquito.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!