'Não vamos descansar enquanto os agricultores não tiverem suas licenças para produzir', reforça governador ao abrir ano legislativo
Clécio Luís apresentou resultados na economia, regularização fundiária, geração de emprego e renda.
Meta do Governo do Amapá é ampliar a entrega de licenças para a agricultura
Durante a abertura dos trabalhos em 2024 da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) nesta sexta-feira, 2, o governador Clécio Luís fez a leitura da mensagem onde destacou o desenvolvimento econômico do estado no primeiro ano de gestão. Os resultados foram alcançados com responsabilidade social e ambiental, qualificação da mão de obra e geração de emprego com oportunidades de novos negócios.
"Foram emitidas autorizações prévias para análise técnica de Plano de Manejo Florestal Sustentável, um trabalho que já dá resultados, mas só estarei satisfeito quando todos os agricultores tiverem suas licenças em mãos para produzir. Plantamos mais de 17 mil hectares de grãos em 2023 e esse ano ampliaremos esse número", garantiu o governador.
No último ano, o Amapá recebeu as 12 primeiras glebas de terras repassadas ao Estado pela União, marcando um avanço na regularização de títulos para os amapaenses.
O governador ainda ressaltou os indicadores ambientais positivos, em contrapartida aos socioeconômicos que não se igualam, por isso o desenvolvimento impulsionado por uma política ambiental moderna e alinhada com as necessidades das populações da Amazônia se faz tão urgente.
"Temos muito orgulho de todos os nossos indicadores ambientais e vamos lutar fortemente para nunca deixarmos de ser o estado mais preservado do país. Contudo, esse governo não tem fechado os olhos para as necessidades de quem vive na Amazônia. Isso é um cenário insustentável. Precisamos nos desenvolver e estamos obstinados a isso", destacou Clécio Luís.
Geração de emprego
O governador também apresentou dados sobre os avanços no incentivo à economia que resultaram na geração de 6 mil novos postos de trabalho formais no Amapá. O estado garantiu uma variação positiva de 8,26%, a maior do país. O índice é superior à média nacional, que é de 4,51%. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Em 2023, o setor de Serviços liderou as contratações, com 3.669 novas admissões, seguido pelo setor do Comércio, que registrou 1.572 novos postos de trabalho. Além disso, os setores que tiveram o maior crescimento percentual relativo durante o ano foram a indústria e agropecuária, fruto diretamente das ações de estímulo e licenciamento.
A volta da Expofeira
A geração de renda foi marcada por grandes momentos do ano e um deles foi a retomada da Expofeira do Amapá, que voltou após 8 anos sem realização, gerando renda, emprego e diversão para a população que visitou o Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá..
Durante os 10 dias de programação, foram 500 milhões de negócios gerados. O estado registrou, ainda, uma ocupação de 95% da rede hoteleira com mais de 5,7 mil hospedagens. Na cultura, foram mais de 2,6 mil trabalhadores de segmentos diversos alcançados, além de cerca de 600 artistas locais com um edital que contemplou 27 linguagens artísticas e culturais.
A cultura, aliás, vem destacada como ponto de desenvolvimento do eixo econômico do plano de gestão atual, por isso o governador Clécio Luís também relembrou dos avanços nesta área.
"Mesmo no momento de transição da gestão governamental, garantimos a realização do Carnaval 2023, na capital e nos demais municípios; promovemos a folia de rua nos bairros, o tradicional bloco “A Banda” e os desfiles das escolas de samba no Sambódromo, que foi totalmente requalificado para receber o público", relembrou.
Políticas culturais para todo o estado
O governador também reforçou a política cultural que tem sido desenvolvida desde o início da gestão, garantindo participação popular e construção coletiva, a exemplo do Conselho Estadual de Política Cultural e os avanços na consolidação do Sistema Estadual de Cultura.
O setor também alcançou o retorno dos grandes eventos do calendário cultural, como a maior quadra junina do estado com o Arraiá do Povo, em Macapá, Santana e Vale do Jari, eventos que fomentaram a geração de renda e emprego em cada região do estado. Clécio Luís relembrou ainda a realização da Folia Literária Internacional do Amapá, e apoio ao Festival Literário de Macapá (Flimac);
Para 2024, as expectativas são ainda maiores com a aplicação de recursos que somam mais de R$ 22 milhões da Lei Paulo Gustavo, que teve editais lançados no final do último ano, e demais políticas de fomento regulamentadas.
"Além dos editais Maré Cheia, Latitude Zero, teremos a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura com recursos assegurados até 2027 e outras ferramentas", destacou o governador.
VEJA TAMBÉM
Governador Clécio Luís destaca a saúde e a retomada do desenvolvimento econômico do Amapá na abertura do ano legislativo da Alap
Justiça social e combate à fome são metas do Governo do Amapá para 2024, pontua governador Clécio Luís na abertura do ano legislativo
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!