Governo do Amapá reforça necessidade de manter estoques do Hemoap abastecidos no Carnaval
Uma blitz educativa orientou a população sobre como doar sangue. Órgão vai funcionar na segunda-feira, das 7h30 às 12h30.
Atualmente, o hemocentro está com o estoque crítico para as tipagens O+ e O-
O Governo do Amapá reforça a necessidade de manter abastecidos os estoques do Instituto de Hematologia e Hemoterapia (Hemoap). Na quinta-feira, 9, uma blitz educativa na orla de Macapá levou para a população a importância de novos doadores contribuírem com o ato de solidariedade, especialmente nos momentos em que a demanda aumenta, como é o caso do período carnavalesco.
A blitz educativa reuniu servidores e colaboradores, que se uniram para conversar com as pessoas que transitavam pela orla, explicando os critérios de doação, funcionamento do hemocentro e a importância do ato de doar sangue.
A ação faz parte da campanha de conscientização ‘Hemoap na folia’. Atualmente, o hemocentro está com o estoque crítico para as tipagens O+ e O-. Mesmo com Carnaval, o órgão irá funcionar na segunda-feira, 12, com atendimento das 7h30 às 12h30.
“A folia do carnaval nos traz muita alegria, mas também nos desperta sinais de alerta quanto ao estoque do hemocentro, pelas altas demandas nos hospitais durante esse período. Por isso estamos chamando novos doadores e também os que já estão cadastrados na unidade. A colaboração de cada um é muito importante para nós e, às vezes, é a esperança de uma família”, enfatiza o diretor-presidente do órgão, Eldren Lage.
O atleta e aposentado Everaldo Kelé estava realizando atividades físicas e resolveu parar e participar da ação. Doador há mais de 20 anos, ele conta que só parou de doar porque já não atende aos critérios de idade.
“Eu só parei porque não deixaram mais, senão já teria doado como fazia por boa parte da minha vida. Sou um doador muito antigo do Hemoap e doar faz parte da minha vida. Gostaria de dizer aos que ainda não são cadastrados lá, ajudem a salvar mais vidas!”, afirma Everaldo.
Saiba como doar:
- É necessário estar em boas condições de saúde; pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; não ter apresentado sinais ou sintomas gripais nos últimos 14 dias e não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias;
- No dia da doação, é necessário levar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência ou cartão do SUS;
- Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. O termo de autorização pode ser solicitado via WhatsApp do Hemoap: (96) 98811-0200. A presença dos responsáveis é facultativa no dia da doação de sangue;
- Os intervalos para doação são de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
O hemocentro fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!