Governo do Amapá conhece técnicas sustentáveis de mineração em Pedra Branca do Amapari
Atividades de extração, processamento e transporte foram apresentados à gestão estadual pela iniciativa privada.
Incentivo à atividade mineral sustentável fortalece a geração de renda e emprego
Com foco no desenvolvimento econômico do Amapá, o Governo do Estado realizou uma visita técnica à empresa de mineração Mina Tucano, localizada no município de Pedra Branca do Amapari, e conheceu as práticas sustentáveis adotadas pela empresa. A ação busca maior aproximação dos setores público e privado para ampliação da geração de renda e emprego com sustentabilidade.
Uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Mineração (Semin) conheceu as instalações, equipamentos e tecnologias utilizadas pela empresa, que está em fase de retomada das atividades. A visita também buscou a observação e análise dos processos de extração, transporte e processamento do minério, além de diálogo com a gestão estadual.
A Secretaria foi criada pela nova gestão para implementação da Política Estadual de Mineração e ampliação das atividades no setor, com garantia de desenvolvimento sustentável através de pesquisa, produção, transporte, beneficiamento, transformação, comercialização, abastecimento, armazenamento e fomento da produção minerária do Amapá.
"A atividade mineral é essencial para o desenvolvimento. O estado do Amapá é privilegiado e dispõe de grandes reservas minerais, por isso a mineração deve ser vista como solução para o desenvolvimento econômico, uma vez que é ela uma das grandes geradoras de emprego e renda”, destaca o secretário de Mineração, Jotávio Gomes.
A empresa apresentou, ainda, um grande potencial minerário e um processo produtivo complexo produtivo, através da extração de ouro por meio de rota química, realizada através de um trabalho técnico com extração planejada e sustentável.
"A expectativa é que o retorno da operação da Mina Tucano traga geração de empregos, benefícios econômicos e sociais, impulsionando a economia local, estimulando o comércio, serviços e investimentos na área”, reforçou a engenheira da Secretaria da Mineração, Carla Montenegro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!