Governo do Amapá garante limpeza total da Praça da Bandeira, após realização do Carnaval do Povo 2024
Ações se concentraram na retirada de materiais descartáveis e entulhos no local que foi o centro da folia desde o início de janeiro.
Cerca de 100 reeducandos atuam na limpeza após a realização do Carnaval do Povo
O Governo do Amapá finalizou nesta segunda-feira, 12, as ações de limpeza e manutenção da Praça da Bandeira, em Macapá, após a última edição, na noite de domingo, 11, do Carnaval do Povo em 2024, organizado pela Liga Independente dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Liba), em parceria a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Banda Placa. O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap).
“Nossa equipe sempre atua nessa força-tarefa para que a cidade fique limpa e organizada após as festividades. Uma ação permanente do Governo do Estado”, reforçou o secretário de Transportes, Valdinei Amanajás.
Os serviços de recuperação e limpeza foram executados por reeducandos que cumprem pena em regime aberto, semiaberto, além de egressos do regime prisional do Estado. A Setrap já recebeu o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional – "Resgata", da Secretaria Nacional de Politicas Penais (Senappen), como reconhecimento pelo trabalho de ressocialização.
A estratégia é fruto de uma parceria entre o Governo do Amapá e o Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Macapá, que tem por objetivo a reinserção social de 100 reeducandos. Eles são fiscalizados pela Setrap e também realizam os serviços de manutenção de prédios institucionais.
Carnaval do Povo
Desde janeiro, o evento arrastou uma multidão movida pelo sentimento de nostalgia e pelas clássicas marchinhas e músicas carnavalescas das décadas de 80 e 90. O Carnaval do Povo tem a proposta de oferecer o lazer acessível para a população e também incentiva o empreendedorismo e a geração de renda.
A tradicional festa é organizada pela Liga Independente dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Liba), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A iniciativa surgiu em 1984, um ano após a criação da Banda Placa Luminosa, uma iniciativa dos músicos Álvaro Gomes e Carlos Augusto. A festividade se tornou uma ferramenta inovadora, que manteve a tradição original das manifestações carnavalescas de outros centros do país.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!