Show em homenagem às vozes femininas das folias de rua do Brasil, encerra temporada do Carnaval do Povo 2024
Brenda Melo, Silmara Lobado e convidados, animaram público com machinhas e sucessos de gerações, no evento com apoio do Governo do Amapá.
A tradicional festa, que retornou após 29 anos, é organizada pela Liba, Banda Placa e Governo do Estado.
A Praça da Bandeira, em Macapá, foi tomada por machinhas tradicionais, samba, axé, brega entre outras canções que marcaram gerações e trouxeram momentos de nostalgia e alegria para os foliões que participaram do encerramento, neste domingo, 11, do Carnaval do Povo 2024.
O ponto alto do evento, promovido Liga Independente dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Liba) em parceria com Governo do Amapá e Banda Placa, foi o show das cantoras Brenda Melo e Silmara Lobato, que apresentaram uma performance e homenagem às vozes femininas dos carnavais e folias de rua do Brasil.
“As vozes femininas têm marcado gerações com diversos sucessos do carnaval, então nós mulheres temos nossa representatividade e ficamos honradas em fazer parte de mais um momento como esse, levando alegria pra todos vocês”, destacou a cantora Silmara Lobado.
A cantora, Patrícia Bastos fez uma participação especial e as três artistas agitaram a multidão ao som do samba enredo de 2008 da Beija-flor: “Macapaba: Equinócio Solar, Viagens Fantásticas Ao Meio do Mundo”. A artista, Dani Bonito, de 23 anos, curtiu o evento junto de suas amigas e elogiou a organização e toda programação.
“Está sendo um evento extremamente organizado, por aqui vemos muito policiamento e estou conseguindo aproveitar ao máximo com minhas amigas, me sentindo segura, e as apresentações estão maravilhosas. Parabéns a todos os idealizados, espero que todos os anos tenham mais edições” destacou a jovem.
A bióloga Ana Balieiro, 28 anos, trouxe seu namorado de Brasília (DF), Cristian Ariuma, para conhecer e curtir juntos o carnaval do Amapá. “Todos os anos eu participo do carnaval, porém ele é a primeira vez. E estamos amando curtir esse momento juntos”, destacou, Ana.
Cristian destacou a receptividade e a alegria das pessoas durante a folia. “Estou encantado com toda essa energia, a festa está linda e estamos nos divertindo muito, com certeza quero voltar mais vezes”, frisou Cristian.
Além da performance ‘vozes femininas no carnaval do Brasil’, o público curtiu as apresentações do grupo Chocolate com Pipoca, Banca Placa, Banda Maniva Venenosa, DJs Ailson Lopes, Savanna, Jim Rashidi e Lobotomy. Além do bloco “Bora Lá Só Tu”.
Resgate histórico
Desde janeiro, o evento arrastou uma multidão movida pelo sentimento de nostalgia e pelas clássicas marchinhas e músicas carnavalescas das décadas de 80 e 90. O Carnaval do Povo tem a proposta de oferecer o lazer acessível para a população e também incentiva o empreendedorismo e a geração de renda.
A tradicional festa é organizada pela Liga Independente dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Liba), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A iniciativa surgiu em 1984, um ano após a criação da Banda Placa Luminosa, uma iniciativa dos músicos Álvaro Gomes e Carlos Augusto. A festividade se tornou uma ferramenta inovadora, que manteve a tradição original das manifestações carnavalescas de outros centros do país.
Com o tempo, o Carnaval do Povo se consolidou como uma festividade acessível para a população. Com uma reformulação, em 2024, a programação proporcionou diversão para todas as idades. No dia 4 de fevereiro, o evento contou com show do cantor baiano Carlinhos Brown em homenagem ao aniversário de Macapá.
O Carnaval do Povo é um dos eventos que marcam os 80 anos do Amapá. Desde 2023, uma série de celebrações exalta a história e a cultura construída ao longo de oito décadas, desde que a região foi desmembrada do Pará e tornou-se um território, com suas características próprias.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!