Governo do Amapá monta centro de doações no Ginásio Avertino Ramos para famílias afetadas pelas chuvas em Macapá
Ação está arrecadando vestimentas, brinquedos, materiais escolares, eletrodomésticos e móveis.
Campanha é coordenada pelas secretarias de Política para Mulheres, Assistência Social, Desporto e Lazer e da Juventude
Nesta sexta-feira, 16, o Governo do Amapá montou um centro de doações no Ginásio Avertino Ramos, para atender famílias afetadas pelas chuvas e alagamentos, em Macapá. O principal objetivo da ação é garantir toda a assistência às pessoas desabrigadas e desalojadas.
A campanha solidária é coordenada pelas Secretarias de Estado de Política para Mulheres (Sepm), de Assistência Social, de Desporto e Lazer (Sedel) e da Juventude (Sejuv). A ação está arrecadando vestimentas para adultos, crianças, sapatos, brinquedos, materiais escolares, eletrodomésticos e móveis em condições de uso.
A secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, afirma que houve a necessidade de um ponto mais amplo de doação para distribuir de forma eficiente o atendimento e a atenção que o momento exige.
“Com este novo ponto, que antes era apenas na Escola Reinaldo Damasceno, além das doações, podemos realizar os atendimentos que as pessoas precisam, com serviços de orientação e acolhimento. O objetivo é organizar e dar assistência da melhor forma possível para quem perdeu tudo, ou parte dos móveis e precisam recomeçar”, afirma a secretária.
A secretária de Políticas para a Juventude, Priscila Magno, também reforçou a importância da solidariedade por parte da população.
“Alimentos, material de higiene, eletrodomésticos, móveis, material escolar, tudo conta. Muitas dessas famílias afetadas perderam tudo que tinham, por isso é muito importante nós fazermos essa campanha de doação e solidariedade”, destacou a secretária.
Pontos de doação
Para os interessados em realizar doações, a Secretaria de Política para Mulheres também é um dos pontos de coleta. O prédio do órgão fica na Rua São José, nº 1570, no Centro. Além disso, é possível solicitar a coleta dos itens pelo número (96) 98403-0711.
"A gente ainda está precisando de muitos brinquedos, material escolar. Com as chuvas as crianças perderam o material que tinham comprado e outras não tinham, então reforçamos esse pedido com doações no nosso novo ponto, no Avertino Ramos, e aqui, na Secretaria de Políticas para Mulheres", destacou a secretária Adriana Ramos.
Acolhimento às famílias
Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos da cidade.
Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde.
Em outra frente, o Governo do Estado presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais.
DICAS
No caso de chuvas intensas, fique atento:
- Evite permanecer em praças e em ambientes arborizados durante, ou logo após ventos fortes e chuva;
- Evite estacionar veículos embaixo de árvores, especialmente as de grande porte, que oferecem maior risco;
- Se observar alguma árvore que esteja aparentemente tombando, ou com uma inclinação acentuada, com galhos secos ou quebrados, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros;
- Nunca tente cortar ou retirar a árvore por conta própria, pois podem haver cabos de energia em meio a vegetação, com risco de choque elétrico.
SERVIÇO
A população pode solicitar ajuda nos seguintes números:
- 193 - Corpo de Bombeiros
- 190 - Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!