Corrida de rua reúne mais de 3 mil pessoas para celebrar os 80 anos da Polícia Militar do Amapá
Programação esportiva ocorreu neste sábado, 24, e teve percurso de 5 quilômetros.
Com muita disposição civis e militares percorreram a orla de Macapá pelos 80 anos da PM
A chuva que insistiu em cair nas primeiras horas deste sábado, 24, não impediu os mais de 3 mil atletas de participarem da Corrida dos 80 anos da Polícia Militar do Amapá (PM-AP). Com muita disposição civis e militares percorreram a orla de Macapá para homenagear a "briosa".
O vice-governador do Amapá, Teles Júnior, foi um dos participantes e se emocionou ao falar da dedicação e do trabalho dos homens e mulheres que dedicam suas vidas para a segurança da população amapaense. O momento, segundo ele, é histórico e especial para a PM.
"A história da Polícia Militar se confunde com a história do povo do Amapá. Precisamos sempre prestigiar e valorizar todos os serviços que os nossos militares prestam à sociedade amapaense. Em nome do Governo do Amapá, eu quero parabenizar toda a tropa e pedir a Deus que abençoe nossos militares e às famílias", celebrou Teles.
A concentração da competição esportiva aconteceu no Comando Geral da PM, na Zona Sul de Macapá, e a chuva não afastou nem mesmo quem já estava no aquecimento, pronto para iniciar o percurso de 5 quilômetros, com saída e chegada no quartel da instituição.
Um desses corredores é o guarda civil municipal, Jairo Marques, adepto das corridas de rua. Ele participou da programação esportiva acompanhado de um casal de amigos e comemorou o tempo. "Corrida na chuva é a melhor coisa que tem".
A corrida foi no estilo "treinão" foi aberta ao público. De acordo com o comandante da PM, coronel Adilton Corrêa, o evento além de incentivar a prática de exercícios físicos, trouxe a sociedade para junto dos militares.
"A instituição Polícia Militar do Amapá é uma das melhores polícias do Brasil. Essa corrida foi para o cidadão amapaense que deposita sua confiança na PM", disse o comandante.
História da Polícia Militar do Amapá
A instituição foi criada no dia 17 de fevereiro de 1944 pelo então governador do Território Federal do Amapá, Janary Gentil Nunes, e elevada ao status de Polícia Militar no dia 26 de novembro de 1975, com a Lei nº 6.270, sancionada pelo então presidente da República, Ernesto Geisel, com a finalidade de manter a ordem pública, com base aos preceitos de disciplina e hierarquia.
A Polícia Militar do Amapá teve como primeiro comandante-geral o oficial do Exército Brasileiro, José Índio Machado. O serviço prestado pela corporação era feito através do Comando de Policiamento da Capital e do Interior, que contava com quatro companhias em Macapá e uma companhia no interior, além de um grupamento de combate a incêndio.
Atualmente, a Polícia Militar conta com um efetivo de 2.840 policiais militares, distribuídos em 14 batalhões atuantes na capital e no interior. A instituição tem o dever de realizar o policiamento ostensivo fardado, para a preservação da ordem pública, através de atividades preventivas, ostensivas e repressivas imediatas contra a criminalidade.
Novos combatentes
O Governo do Amapá promoveu, em janeiro de 2024, a aula inaugural da maior turma já convocada para o Curso de Formação de Soldados Combatentes da Polícia Militar. São mais de 530 alunos que, se aprovados, seguirão na carreira militar, fortalecendo a segurança oferecida à população.
O chamamento dos aprovados no cadastro reserva do certame de 2022, foi um compromisso de campanha do governador Clécio Luís, que a gestão trabalhou para honrar. Agora, os alunos-soldados terão uma formação de oficial com alto nível de conhecimentos teóricos e práticos.
Confira como foi a Corrida dos 80 anos da Polícia Militar do Amapá:
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!