Governador Clécio Luís recepciona alunos na volta às aulas e anuncia ampliação da escola estadual do Miracema, em Macapá
Programação de início do ano letivo ocorreu de forma simultânea para mais de 85 mil alunos da rede de ensino do Amapá.
Governador reforçou compromisso com a ampliação e reforço nas unidades de ensino para o ano letivo de 2024
Abraços, música, plantio de mudas de árvores e muito acolhimento. O início das aulas na rede estadual de ensino nesta segunda-feira, 26, foi um dia para ficar na memória dos alunos, das famílias e de toda a comunidade da Escola Estadual Carlos Alberto Viana, no Conjunto Miracema, em Macapá.
O governador Clécio Luís participou da recepção especial e na ocasião, anunciou a ampliação do prédio da instituição, que vai garantir mais vagas e conforto aos estudantes das fase 1 e 2 do habitacional, e aos profissionais da educação.
"Nossa orientação é que as escolas recebam todos os estudantes com alegria, entusiasmo, carinho e muito amor mesmo, integrando as famílias e toda a comunidade. Nós estamos, desde o ano passado, nesse esforço de reformar, reconstruir e ampliar esses espaços. Aqui mesmo, na Escola Carlos Alberto Viana, vamos ter uma ampliação de mais nove salas para poder atender melhor o Miracema e a comunidade do entorno", destacou o governador.
O reforço na infraestrutura escolar é uma ação contínua do Governo do Estado ao longo do ano. A ampliação é necessária para adequar o espaço aos novos moradores, uma vez que mais de mil famílias receberam unidades habitacionais no conjunto, em dezembro de 2023.Após a recepção dos alunos, Clécio Luís visitou o espaço onde os trabalhos serão executados e conheceu o projeto arquitetônico da obra, que será executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com uma metodologia inovadora de construção, que prevê a entrega em cinco meses.
Educação, Cidadania e Sustentabilidade
A abertura do ano letivo 2024 aconteceu de forma simultânea em de 310 escolas da rede estadual de ensino, enquanto outras 77 unidades retornam às atividades na próxima segunda-feira, 4. A programação foi organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Patrono da Educação Amapaense 2024, o professor Manoel das Graças Batista, de 74 anos, fez questão de participar do momento de acolhimento da comunidade escolar. Ele é responsável por ajudar a formar muitos professores no estado. "Acredito numa educação inclusiva, que agrega valores como a gratidão e o amor", disse o educador.
Foram distribuídos abraços, mensagens de boas-vindas pelo programa E-paz, música ao vivo com voluntários do projeto "Música na Comunidade", além do plantio de mudas de árvores.
Ansiosa para ir para a escola, a estudante Esther Beatriz Melo Soares, de 10 anos, conta como a programação foi um momento especial para ela neste retorno às atividades.
"Eu achei muito bom e gostei demais. Eu gosto de ciências, gosto de mexer com a terra e fiquei feliz em participar. Agora sei que, todos os dias que chegar na escola, terá uma plantinha minha aqui", contou Esther.
Este ano, os profissionais da educação escolheram o tema "Educação, Cidadania e Sustentabilidade" para nortear as ações, alinhados à temática proposta pela COP30, que será sediada na Amazônia em 2025.
"Escolhemos esse tema com perspectiva de trazer ações práticas para a comunidade escolar, já falando com nossos alunos acerca das ações da COP30 e também de como o debate é importante para nós que somos amazônidas”, frisou a secretária de Educação, Sandra Casimiro.
Mais investimentos na educação
O Estado do Amapá possui 383 escolas na rede estadual, de acordo com o levantamento do Centro de Pesquisas Educacionais da Seed. Para o ano letivo de 2024, estão matriculados 109.169 mil estudantes nas seguintes etapas de ensino:
- 21,6 mil alunos dos anos iniciais (1º ao 5 ano);
- 47,2 mil alunos dos anos finais (5º ao 9 ano);
- Mais de 28 mil alunos no ensino médio;
- Mais de 10 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- 1,6 mil estudantes do ensino profissional;
- 5,2 mil alunos na educação especial.
Em 2024, pela primeira vez, o Governo do Amapá tem turmas do 6º ao 9º do ensino fundamental em tempo integral. Com a medida, mais de duas mil crianças e adolescentes podem estudar nos horários da manhã e tarde em 15 escolas estaduais distribuídas em dez municípios.
A novidade tem o objetivo de alcançar a meta 6 do Plano Nacional de Educação, que determina a oferta de turmas em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.
Para garantir a volta às aulas, o Governo do Amapá investiu mais de R$ 1,9 milhão na manutenção das escolas, com recursos do Tesouro Estadual, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Foram repassados, ainda, R$ 3,2 milhões para alimentação escolar de unidades de tempo regular e integral, do mês de fevereiro.
Novidades em 2024
Dentro do planejamento estão previstas várias programações, entre elas, a 12ª edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), a maior feira de ciências da educação no estado, que deve ocorrer dentro da Expofeira, no segundo semestre do ano.
A Seed prevê ainda, a ampliação dos jogos escolares para os 16 municípios; iniciação científica em 20 escolas; mais turmas para a educação profissional no ensino médio; 2º Concurso dos Gêneros Textuais, Desfile de 13 de Setembro e Central do Enem.
Confira como foi o início do ano letivo 2024 no Amapá:
VEJA TAMBÉM
Volta às aulas: Governo do Amapá encanta alunos com 'planetário' na escola estadual do Conjunto Miracema, em Macapá
'É estudando que eu vou conseguir realizar os meus sonhos', conta aluno da rede estadual sobre retorno às aulas
'É um sonho realizado’, diz nova servidora da Educação durante cerimônia de volta às aulas, em Macapá
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!