No Dia D Nacional de Combate à Dengue, Governo do Amapá reforça medidas de prevenção em Laranjal do Jari
Ação ocorreu na praça João da Silva Nery, no bairro do Agreste, e orientou a população sobre prevenção e combate a doença.
Os trabalhos de conscientização sobre a dengue são contínuos em todo o estado
O Governo do Amapá participou, neste sábado, 2, das ações do 'Dia D Nacional de Combate à Dengue', no município de Laranjal do Jari, no sul do estado. A iniciativa foi promovida pelo Ministério da Saúde (MS) para intensificar as medidas de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
A programação ocorreu na praça João da Silva Nery, no bairro do Agreste, sob a coordenação da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), com o apoio da Prefeitura de Laranjal do Jari. A população recebeu orientações sobre os cuidados para evitar novos casos da doença.
De acordo com a SVS, de 1º de janeiro de 2024 a 26 de fevereiro, foram confirmados 34 casos de dengue no município, um aumento de mais de 6.000% em relação ao mesmo período de 2023. Atualmente, são 202 casos em investigação na cidade. Desde 20 de fevereiro, o Governo do Estado atua na intensificação dos trabalhos de controle do mosquito, com mutirões, visitas aos imóveis (casa a casa), inspeções em pontos estratégicos, limpezas compulsórias e demais ações.
“O trabalho de combate à dengue é contínuo em todo o estado, aqui em Laranjal do Jari nós estamos intensificando as ações e, hoje, mobilizamos toda a população neste dia de combate à doença para juntos eliminarmos o mosquito", apontou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
Na ação, o público foi orientado sobre os hábitos do mosquito e os principais tipos de criadouros dentro das residências, entre eles, baldes, pratinhos de vasos de plantas, garrafas, brinquedos, entre outros. Condutores que passaram pelo local tinham a opção de receber adesivos da campanha contra a dengue em seus veículos. O taxista José Melo, de 35 anos, passava pelo local quando percebeu a mobilização.“Eu decidi parar e saber mais sobre como posso evitar que o mosquito transmissor se prolifere, tirei minhas dúvidas e ainda ganhei uma camisa da ação”, comentou José.
A aposentada Maria Antônia, de 60 anos, também participou da ação e voltou para casa determinada a reforçar as medidas de proteção contra a dengue.
“São coisas tão simples que só precisamos ficar atentos, entender e reproduzir para que todos sejam multiplicadores dessa luta”, relatou Maria.
O motorista José Carlos dos Santos ficou atento às orientações. Ele acredita que ações como o Dia D são essenciais para reforçar a importância de manter as medidas de proteção.“O combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada entre a cidade e o poder público, mas depende muito mais do esforço individual de cada um de nós. Estou fazendo minha parte!", conta Santos, após adesivar a moto.
Dia D Nacional de Combate à Dengue
É uma ação integrada, promovida pelo Ministério da Saúde, que inclui as 27 unidades da federação, envolvendo as três esferas de governo e sociedade civil para conscientizar a população brasileira sobre as características da dengue e as medidas de prevenção. Até 27 de fevereiro, o Governo Federal contabilizou mais de 900 mil casos prováveis de dengue em todo o país.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!