De janeiro a março, Hospital de Emergências de Macapá já realizou mais de mil cirurgias
Procedimentos foram realizados atendendo, na maioria dos casos, procedimentos cirúrgicos ortopédicos.
Só em janeiro, já foram realizados mais de 500 procedimentos cirúrgicos no HE
Em menos de três meses, o Hospital de Emergência de Macapá já realizou mais de mil cirurgias, sendo mais de 500 só em janeiro. Os números são resultado das medidas emergenciais adotadas pelo Governo do Amapá para melhorar os serviços de saúde. Entre as ações, está o Programa Zera Fila, criado em 2023, com foco em reduzir as filas de pacientes que aguardam procedimentos ortopédicos, conforme estabelecido pelo Plano de Governo da atual gestão.
Em 2023, foram realizadas, aproximadamente, 5,5 mil cirurgias no HE. O número aumentou mais que o dobro, em comparação com os dados de 2022, período em que foram feitos mais de 2,8 mil procedimentos cirúrgicos.
Atualmente, são realizadas, em média, 500 procedimentos por mês, fruto de um intenso trabalho que iniciou em janeiro de 2023, com a nova gestão, que traçou o cenário da fila de espera e o planejamento das ações.
O levantamento também revela que o tempo de espera por cirurgias reduziu de cerca de quatro semanas para, em média, 48 horas, em comparação aos números alcançados antes das mudanças estruturais e de atendimento implementadas pelo Estado.
O diretor do HE, Emano Martins, destacou que o hospital é a porta de entrada para receber moradores de Macapá, de municípios do interior do estado e até das ilhas do Pará.
São pessoas que buscam o primeiro atendimento para as mais diferentes situações, como fraturas e luxações. Martins frisou, ainda, que a atenção do Governo do Amapá para a área da saúde tem sido decisiva para diminuir o tempo de espera para quem precisa de atendimento ortopédico.
“Nós temos uma procura grande porque o HE atende praticamente todas as demandas do estado e de outras localidades. Com esse olhar do nosso atual gestor, que prioriza a saúde, com investimentos em equipamentos médico-hospitalares e instrumentais necessários para a realização de vários procedimentos cirúrgicos, além de medicamentos e correlatos, nós temos conseguido ampliar e atender mais pessoas que precisam realizar cirurgia”, ressaltou Martins.
Zera Fila no Hospital de Emergências
Desde o primeiro mês de 2023, o Governo do Amapá já investiu R$ 1,7 bilhão na saúde pública. Somente no HE, o programa Zera Fila garantiu 2.937 procedimentos ortopédicos. Além do mutirão de cirurgias, a unidade de saúde recebe melhorias estruturais.
Já são mais de 80 espaços reformados e ampliados, entre ambientes como enfermarias, ambulatórios clínicos, banheiros, sala de medicação, sala vermelha, sala de curativos, ambulatório, recepção, sala de coleta, laboratório e posto de enfermagem. O prédio também teve todo o telhado trocado por um novo.
Os serviços realizados na estrutura do HE trouxeram mais conforto para quem está nas enfermarias. Entre as primeiras mudanças significativas realizadas em janeiro, estão a instalação de 45 centrais de ar, de novas janelas e bebedouros.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!