Mais Sorrisos: equipamentos modernos garantem agilidade e precisão no tratamento odontológico de ribeirinhos em Mazagão
Arcada dentária dos pacientes são escaneadas com câmera em três dimensões, permitindo a visualização detalhada da restauração.
Pacientes conseguem ter acesso aos novos dentes em até 25 minutos
Com a segunda etapa do programa Mais Sorrisos, o Governo do Amapá está garantindo serviços odontológicos especializados, com auxílo da alta tecnologia, para os moradores da comunidade ribeirinha da Vila Maranata, na foz do Rio Ajuruxi, em Mazagão. Durante as atividades, são usados equipamentos de última geração, como motores para tratamento de canal, raio-x digital, ultrassom e scanners digitais.
Um dos equipamentos mais inovadores tem a capacidade de digitalizar a boca do paciente, criando um arquivo em três dimensões que permite a visualização detalhada dos dentes e das restaurações necessárias. Com essa tecnologia, é possível fabricar coroas e pinos de resina, cerâmica e zircônia diretamente no consultório, agilizando o processo de restauração dental.
Os equipamentos utilizados, como o Primescam e o Primemill, representam o que há de mais moderno em odontologia digital, oferecendo a melhor câmera do mundo e fresagem de alta precisão com o dente desenhado e fabricado pela máquina. O processo de restauro que levaria 12 horas feito manualmente, com as máquinas automáticas leva em torno de 25 minutos.
A eficiência no tratamento fez com que a agricultora Oscarena Oliveira, de 64 anos, não perdesse os seus dentes. A moradora da comunidade São Bernardo, às margens do Rio Ajuruxi, só foi ao dentista uma vez, sendo há 3 anos, em Mazagão.
“Quando fui ao dentista pela primeira vez, fiz apenas uma limpeza. Aproveitei a oportunidade do programa Mais Sorrisos para me deslocar de catraio aqui para Vila Maranata, onde estou desde o início da semana. Valeu a pena pois o serviço foi mais completo, não sinto mais dor e não tenho mais buracos nos dentes. Sorrir agora vai ser muito mais confortável”, expõe a agricultora.
Para a coordenadora Estadual de Saúde Buscal, Cássia Klein, a combinação de celeridade e eficiência dessas tecnologias proporciona um atendimento de qualidade mesmo em áreas remotas, garantindo sorrisos mais saudáveis e felizes.
“No Amapá nós temos muitos rios e distâncias grandes para percorrer. Isso acaba limitando muito mais o acesso dessa população a serviços, sobretudo, especializados. Com o programa, aquele paciente que talvez demorasse meses no tratamento, já sai daqui com tratamento completo em um único dia. Isso causa um grande impacto na vida de uma pessoa que mora em uma região muito distante da capital, saindo daqui com a saúde bucal restabelecida.”, destaca a coordenadora.
A tecnologia foi trazida em parceria com a iniciativa “Projeto 32”, que realiza trabalhos voluntários de saúde bucal há 12 anos na Região Amazônica e reúne profissionais que integram as equipes de atendimento especializado. O responsável técnico de modelagem e fresagem do projeto, Daniel Souza, afirma que o protocolo de atendimento é até mais ágil e eficiente que nos consultórios particulares.
“É comprovado cientificamente que esta é a maior tecnologia que existe no mercado atualmente, que nos permite realizar tratamentos extensivos com uma rapidez e precisão que são impossíveis chegar manualmente, com uma espessura de 0,3 milímetros. No consultório, uma coroa seria em média 4 mil reais, por dente. E estamos aqui ofertando esse serviço de qualidade gratuitamente para a população”, ressalta Souza
Mais Sorrisos
A ação do programa Mais Sorrisos é coordenada pela cirurgiã dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e parceiros. O projeto conta, ainda, com emenda de R$ 4 milhões, do senador Randolfe Rodrigues
Além dos serviços de odontologia, também são ofertados serviços clínicos gerais e especializados para a população, além de assistência farmacêutica, psicológica e exames laboratoriais.
As equipes estão dispostas em dois ambientes, a Unidade Básica de Saúde Fluvial, cedida pela Prefeitura de Mazagão, que também apoia o projeto, e a Escola Municipal Comunidade Maranata. As comunidades adjacentes, localizadas na foz do Rio Ajuruxi, também recebem os serviços de saúde, garantindo o acesso a toda a população.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!