Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

No Hospital de Emergências de Macapá, exames de cultura agilizam diagnóstico e tratamento dos pacientes

Procedimentos ofertados desde 2023 pelo Governo do Amapá ajudam a identificar com maior precisão os organismos que causam as doenças.

Por Kelison Neves
26/03/2024 08h00

A partir dos resultados dos exames, os profissionais de saúde podem determinar quais medicamentos são mais eficazes para combater as infecçõesA partir dos resultados dos exames, os profissionais de saúde podem determinar quais medicamentos são mais eficazes para combater as infecções

Para garantir o acolhimento, diagnóstico e tratamento de pacientes com infecções bacterianas, desde 2023, o Governo do Amapá oferece o serviço gratuito de exames de cultura no Hospital de Emergência (HE) Oswaldo Cruz, em Macapá. A ação está alinhada ao Plano de Governo, que tem a saúde como prioridade. 

Os procedimentos, que coletam amostras de sangue, pele, urina, ou qualquer outro material presente no corpo do paciente infectado, ajudam a identificar com maior precisão os organismos que causam as doenças. A partir daí, os profissionais de saúde podem determinar quais medicamentos são mais eficazes para combater as infecções. 

Os exames de cultura são coordenados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e encaminhados para o Laboratório de Microbiologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), onde as análises são feitas.

De acordo com a biomédica do HE, Deisianne Lima Castro, desde que foram implantados, os exames aumentam a eficiência do trabalho de combate a infecções hospitalares. 

“Desde a implantação do serviço, conseguimos fazer o controle de infecção hospitalar e verificação de contaminação de patógenos entre pacientes. Com o resultado do exame em mãos, é possível entrar com medicação, o antibiótico correto, e ,assim, amenizar os sintomas sentidos pelo paciente”, explica Deisianne.

O HE oferece uma vasta variedade de exames do segmento, que vão desde hemoculturas até uroculturas. Como em todo o país, a maioria dos testes é realizado em pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pois são pacientes com maior tempo de internação e maior risco de infecção hospitalar.

Para garantir um atendimento eficaz, de acordo com a necessidade dos pacientes e também a precisão do pedido de exames, o hospital conta com a Sala de Classificação de Risco Clínico, baseada no Protocolo de Manchester e que classifica de acordo com a gravidade do quadro. 

HE de Macapá

O Hospital de Emergência Osvaldo Cruz, em Macapá, é a unidade de saúde responsável por atender casos de alta complexidade e emergência. Além de atendimento clínico geral em diversas especialidades e a acidentes graves, envolvendo ortopedia, neurocirurgia, oftalmologia e acidente vascular cerebral (AVC), entre outros. O hospital funciona 24  na Rua Hamilton Silva, no bairro Santa Rita.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: