Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Consultório da Dor: Governo do Estado garante atendimento para pacientes com fibromialgia, em Macapá 

No local é possível realizar tratamentos que garantem mais qualidade de vida aos acometidos pela doença sem cura. 

Por Andreza Teixeira
06/04/2024 08h00

Para ter acesso aos serviços é obrigatório que o paciente tenha o diagnóstico conclusivo da doença

Como mais uma medida de assistência aos amapaenses com fibromialgia, o Governo do Amapá mantém o “Consultório da Dor”, espaço estruturado para oferecer um atendimento multidisciplinar que contribui para qualidade de vida e bem-estar dos acometidos pela doença. O local funciona no Centro de Reabilitação Pós-Covid, em Macapá, de segunda a sexta-feira.

A fibromialgia é uma síndrome sem cura, caracterizada pela dor crônica e generalizada no corpo. No consultório, os pacientes recebem um tratamento personalizado a partir de avaliação clínica, com acompanhamento direcionado por uma equipe composta de médicos especialistas entre psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde. 

Apesar de não ter cura, a doença tem tratamento, mas que se não for feito, pode reduzir muito a qualidade de vida dos pacientes. Segundo o médico especialista em dor, Felix Rocha, os fibromiálgicos têm uma dor de difícil controle e precisam de um acompanhamento especial, que é oferecido no consultório.  

“Aqui atuamos na desativação de pontos gatilhos e utilizamos infiltrações para tentar diminuir as dores, possibilitando que os pacientes consigam fazer outras terapias que vão ajudar mais ainda a diminuir a dor, para que consigam ter uma vida normal”, descreve Rocha.  

Ainda de acordo com o médico especialista, não existe uma causa que justifique o aparecimento da fibromialgia, mas sabe-se que ela pode se manifestar após eventos graves na vida de uma pessoa como traumas físicos ou psicológicos.  

“Em geral, a patologia pode iniciar com uma dor localizada e com o tempo se difundir para outras partes do corpo. Aqui no Consultório da Dor oferecemos tratamentos para amenizar o sofrimento e garantir uma melhor qualidade de vida”, explica o médico.

Acompanhamento especializado 

A marcação para atendimento é realizada no próprio consultório, localizado na rua Odilardo Silva, nº 1303, em Macapá, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Para ter acesso aos serviços é obrigatório que o paciente tenha o diagnóstico conclusivo da doença. 

Além do Consultório da Dor, o Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis), também oferece terapias e sessões de acupuntura, auriculoterapia, fisioterapia e pilates. O centro fica localizado na Av. FAB, nº 849, bairro Central de Macapá. Para receber o atendimento, o interessado precisa apresentar RG, cartão do SUS e laudo médico para fibromialgia. 

Em dezembro de 2021, o Governo do Estado passou a entregar as carteirinhas de atendimento prioritário para pacientes com fibromialgia que podem ser solicitadas no ambulatório.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui! 
 

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp