Governo do Amapá e Exército Brasileiro promovem aulas de música na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, em Macapá
Iniciativa contribui para o processo de aprendizagem dos alunos e prevê a criação de uma Banda Mirim ainda este ano.
Clarinete é um dos intrumentos ensinado aos alunos
A rotina da Escola Estadual Reinaldo Damasceno, em Macapá, ganhou novos sons nesta terça-feira, 9. O Governo do Amapá, em parceria com o Exército Brasileiro, levou aulas de música para cerca de 35 alunos do 4º e 5º ano em uma atividade que une pedagogia e arte, contribuindo para o processo de aprendizagem escolar.
As aulas serão ministradas pela Banda Marcial do Exército Brasileiro três vezes por semana, na quadra da escola, onde os estudantes serão ensinados a tocar instrumentos como flauta, o trompete, clarinete, trombone, tambores e baterias. A expectativa é que os jovens consigam realizar apresentações no segundo semestre de 2024.
“Temos o objetivo a longo prazo de formar uma banda completa aqui na escola. É uma habilidade técnica cada vez mais rara, principalmente nas crianças, então estamos investindo no futuro”, explica o coordenador pedagógico do projeto, sargento Jeferson Costa, que trabalha com o ensino musical para crianças há 22 anos. A iniciativa incorpora a arte na rotina pedagógica com diversos benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, resultando em alunos mais empolgados e interessados nas aulas. A diretora da Escola Reinaldo Damasceno, Elizangela Matos, explica que esse é o segundo projeto de música desenvolvido na escola, que já trabalhou com o ensino de flauta anteriormente.
“Nós observamos que projetos como esse tem um impacto direto no comportamento dos alunos. Melhora a convivência, ensina o respeito e traz os pais para a escola, o que é muito positivo para nós. Temos grandes expectativas para a Banda Mirim”, relata a diretora. A estudante Lara Cardoso, de 10 anos, foi uma das crianças que teve o primeiro contato com instrumentos musicais durante a aula inaugural do projeto. De acordo com a jovem, aprender música ao lado dos colegas é uma sensação única.
“Estou achando muito bom. Eu quero aprender todos os instrumentos, principalmente a flauta, que é um sonho meu desde o 3° ano. Minha mãe me mostrou uma vez os soldados tocando música, e desde então quero participar da banda deles”, conta a estudante, empolgada.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!