Novo Amapá Jovem: eixo do programa contempla estudantes das zonas rurais com bolsas e qualificação profissional
Objetivo é assegurar a permanência de jovens no campo com oportunidades de trabalho voltados à produção agroextrativista.
Programa contempla residentes e domiciliados em assentamentos, comunidades rurais e ribeirinhas do estado
Reforçando o compromisso de fortalecer políticas públicas voltadas para a formação de novos cidadãos, o Governo do Amapá modernizou o programa Amapá Jovem, que será lançado neste sábado, 13, em evento no Trapiche Santa Inês. Entre os seis eixos que contemplam jovens em situação de vulnerabilidade econômica, está o "Jovem no Campo" para estudantes que vivem nas zonas rurais do estado.
Com uma bolsa de R$ 300 mensais, 100% a mais que o benefício anterior, o novo projeto busca assegurar a permanência de jovens com idade de 15 a 29 anos domiciliados em assentamentos, comunidades rurais e ribeirinhas. O recurso vai oferecer meios promissores para a inserção no mercado de trabalho, incentivando a visão empreendedora de negócios com foco nas oportunidades locais e regionais.
Além do incentivo financeiro, os beneficiários vão receber qualificação profissional através de parcerias diversas com órgãos estaduais, cooperativas e empresas privadas interessadas, visando potencializar a produção rural do estado. A secretária de Estado da Juventude, Priscila Magno, explica que o programa vem para fortalecer a capacidade produtiva e a geração de renda nas comunidades rurais e ribeirinhas incentivando e qualificando o jovem do campo.
“O fortalecimento dessas políticas públicas voltadas para os jovens amapaenses que estão no campo gera não só emprego e renda, mas também valoriza o trabalho e a cultura de cada região”, detalha a secretária.
Para ter acesso ao benefício, é preciso que o interessado esteja cursando o ensino fundamental ou médio, ou ter concluído o ensino médio. O programa contempla quem atua nos segmentos da pesca artesanal, agricultura, aquicultura, silvicultura, extrativismo e pecuária. Os pais dos jovens menores de 18 anos devem estar registrados junto a cooperativas, colônias, sindicatos ou associações rurais.
Programa Novo Amapá Jovem
O programa, que passou por uma reformulação do Governo do Estado, aprovada pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), em 2023, tem o objetivo de promover a inclusão social e econômica de jovens vulneráveis, entre 15 e 29 anos.
A estratégia envolve o acesso à educação, capacitação profissional e oportunidades no mercado de trabalho, buscando reduzir o desemprego, favorecer a reintegração social e fortalecer o bem-estar mental dos participantes.
Dentro do Novo Amapá Jovem, existem seis eixos, são eles: Amapá Jovem na Escola; Amapá Jovem Universitário; Amapá Jovem no Campo; Amapá Jovem Estagiário; Amapá Jovem Cidadão e Amapá Jovem Protagonista.
VEJA TAMBÉM
Novo Amapá Jovem: Governo do Amapá eleva em até 270% benefício para estudantes do ensino médio e universitários
Novo Amapá Jovem: show nacional e atividades culturais marcam lançamento do programa neste sábado, em Macapá
Novo Amapá Jovem: Governo do Estado garante reformulação para capacitar e potencializar a juventude
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!