Abril Laranja: Governo do Amapá fiscaliza mais de 40 estabelecimentos que comercializam produtos para animais, em Macapá e Santana
Cinco empresas foram autuadas pela venda de rações e remédios vencidos. Ação integra campanha contra maus-tratos aos animais.
Atividade destaca importância para cuidados com os animais
O Governo do Amapá levou ações educativas para estabelecimentos que comercializam produtos para animais, em Macapá e Santana. Em três dias de atividade, 43 empresas foram fiscalizadas e notificadas em caráter educativo, e 5 foram autuadas pela venda de rações e remédios vencidos. A ação integra o Abril Laranja, que combate os maus-tratos aos animais.
Equipes do Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP) e da Secretaria de Bem-Estar Animal trabalharam juntas na atividade, que destaca a importância de adequação às normas de armazenamento e comercialização, além da atenção para os prazos de validade.
“Buscamos fortalecer ações de monitoramento e fiscalização de estabelecimentos, pet shops e clínicas veterinárias, inspecionando práticas como exibição ostensiva de preço, armazenamento, prazos de validades e especificações necessárias que os produtos devem conter para ciência do consumidor, e assim, adquirir um produto dentro dos padrões e segurança”, ressalta o diretor do Procon, Matheus Costa.
Dos 43 estabelecimentos inspecionados, 34 foram em Macapá e 9 no município de Santana. A secretária de Estado do Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro, destaca que a ação alerta sobre os maus-tratos aos animais, além de conscientizar sobre uma alimentação de qualidade.
“Os donos de estabelecimentos, pet shops e empresas, que vendem rações e remédios, também devem se preocupar em ofertar um produto de qualidade, valorizando o animal e também sua integridade”, ressalta a secretária Laudenice.Saúde dos animais e Defesa do Consumidor
No Amapá, denúncias de maus-tratos aos animais podem ser feitas presencialmente em qualquer Delegacia da Polícia Civil ou do Meio Ambiente, através da Delegacia Virtual ou pelo telefone (96) 98148-7378.
Além disso, os consumidores que se sentirem prejudicados podem procurar o Procon-AP, no endereço: Avenida Henrique Galúcio, 1155-B, bairro Central. Para denúncias ou orientações, o atendimento também pode ser feito ligando para o número 151.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp