‘Nunca deixei de levar para vacinar’, diz mãe que trouxe filho para receber dose de vacina contra dengue, em Santana
Governo do Amapá e Ministério da Saúde promoveram ação de incentivo à vacinação neste sábado, no estado.
Vera faz questão de manter a caderneta do João Guilherme atualizada
O Governo do Amapá e o Ministério da Saúde promoveram neste sábado,13, em Santana, uma ação de incentivo à imunização contra a dengue para aumentar a adesão da população. Quem estava ansiosa para esse momento era a dona de casa Vera Borges, mãe do João Guilherme, de 12 anos de idade. Ela conta que sempre fez questão de manter a caderneta do filho atualizada com todas as vacinas.
“O cartão dele está cheio, nunca deixei de levar para vacinar, porque as vacinas hoje são muito importantes. Com ela a gente evita muitas doenças crônicas, principalmente”, contou a mãe.
A campanha, que faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal, aconteceu na Policlínica Maria Tadeu Aguiar, e contou com a presença do governador Clécio Luís e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, veio ao Amapá para uma série de agendas, envolvendo o início da campanha de vacinação dos povos indígenas, que iniciou pela aldeia Kuhaí, no Oiapoque, na fronteira entre Brasil e França. Além da assinatura, junto com o governador, da ordem de serviço para o início das obras do 1º Centro Transfronteiriço do Brasil, também em Oiapoque. O reforço para a campanha contra a dengue é uma das medidas para incentivar a vacinação de jovens e crianças.
Das 23 mil doses que o estado recebeu, 3,1 mil foram disponibilizadas para Santana, para atender o público prioritário de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A enfermeira Erika Miranda também levou seus filhos Thiago e Matheus para receberem a dose da vacina.
“Como mãe tenho essa preocupação de sempre estar atualizando, não deixar atrasar as vacinas, porque, como profissional, sei da importância de não adoecer. Eles ficaram um pouco receosos de vir tomar a vacina e doer, mas não doeu nada e no final eles ficaram felizes. Tenho certeza que a gente está levando para casa uma criança imunizada e protegida contra a dengue”, disse Erika. Critérios para a vacinação
A campanha de vacinação contra a dengue é exclusiva para crianças e adolescentes de 10 anos a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). Este público recebe duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.
Pais ou responsáveis devem comparecer às Unidades de Saúde mais próxima com documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.
Vacinação no Amapá
As doses começaram a ser distribuídas para os municípios no início de abril, após tratativas do governador Clécio Luís e membros da Bancada Federal, que, em março deste ano, apresentaram o panorama epidemiológico do estado ao MS e solicitaram a inclusão do Amapá no cronograma de redistribuição das doses, acelerando o envio do imunizante.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!