Dia do Livro Infantil: Governo do Amapá incentiva uso do instrumento para alfabetização e desenvolvimento verbal de crianças
Núcleo Estadual do Livro Didático auxilia as secretarias municipais na escolha do material adequado para os alunos do ensino infantil.
Os materiais contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral, criatividade e socialização das crianças
Nesta quinta-feira, 18, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil, e o Governo do Amapá reserva a data para enfatizar a importância do instrumento na alfabetização e aprendizagem de crianças nos primeiros anos da vida escolar. O Núcleo do Livro Didático da Secretaria de Estado da Educação (Seed) é responsável por orientar as secretarias municipais de educação na escolha de materiais didáticos que atendam as necessidades e características da faixa etária.
"Nós trabalhamos com o Programa Nacional do Livro Material Didático do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A cada quatro anos acontece a escolha do material didático, quando a Seed é responsável por fazer as orientações necessárias para que as secretarias municipais e as escolas possam fazer as escolhas adequadas para suas crianças”, explica a coordenadora do Núcleo, Andreia de Nazaré.
Os livros contém ilustrações coloridas, textos simples e atividades interativas que estimulam o aprendizado de forma lúdica e prazerosa. A ferramenta auxilia na construção do conhecimento e no desenvolvimento das habilidades básicas de leitura e escrita dos alunos, como destaca Andreia."Eles são importantes para o desenvolvimento da linguagem, a ampliação do vocabulário, criatividade e a descoberta do mundo imaginário. São os anos iniciais da criança, em contato com o mundo externo ao que ela tem familiar. Então é primordial para esse desenvolvimento no todo da criança", reforça a coordenadora. Os materiais também contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral, criatividade e socialização das crianças, como destaca a pedagoga da rede estadual de ensino, Ana Maria Soares.
"É um compilado de informações que é trazido para a sala de aula e a partir do momento que o professor se apropria e o aluno também se apropria desse conhecimento. O livro didático cumpre o seu papel como norteador e suporte para o professor", refletiu a pedagoga.
A professora Ana Elizabeth da Silva que atua há 20 anos em sala de aula, reforça que o livro infantil é um material imprescindível para o seu trabalho. "Nem todo aluno tem acesso a conteúdo extra escola e esse conteúdo do livro didático é algo imprescindível para o uso", disse a professora.
Dia do Livro Didático na Educação Infantil
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, nascido exatamente nesta data, em 1882. A data foi criada em 2002 para celebrar a importância da literatura infantil e para destacar a contribuição de Lobato para esse gênero. O autor é conhecido principalmente pela obra "Sítio do Picapau Amarelo", com suas histórias cheias de aventuras e personagens marcantes.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!