Governo do Amapá celebra os 78 anos da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Macapá
Durante a programação, estudantes intercalaram apresentações culturais, exposição de artes e palestras educativas com brincadeiras e jogos.
Escola atende 1,2 mil alunos do ensino fundamental II no turno da manhã e tarde
O Governo do Amapá promoveu neste sábado, 20, uma programação para celebrar os 78 anos da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Macapá. Com cultura, arte e entretenimento, alunos, professores e servidores comemoraram o aniversário da instituição de ensino com gincanas, apresentações culturais, exposições artísticas e palestras.
Na ocasião, os estudantes tiveram acesso a informações sobre primeiros socorros, educação sexual, Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e atendimento psicológico. Em um momento mais descontraído, os adolescentes praticaram esportes na quadra poliesportiva da escola, jogaram jogos eletrônicos e de tabuleiro, pintaram e desenharam em papéis.
Atualmente, a Barão do Rio Branco atende 1,2 mil alunos distribuídos em 36 turmas no turno da manhã e tarde com ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano. Desde a sua fundação, a instituição tem se destacado ao longo dos anos como um centro de formação de cidadãos comprometidos com o crescimento do estado.Formando cidadãos
O professor de língua portuguesa, Alex Nery, foi aluno da Barão do Rio Branco durante todo o ensino fundamental. O profissional foi aprovado no último concurso da Educação e retornou ao local que contribuiu para a sua formação escolar como servidor efetivo, onde agora servirá de inspiração para os estudantes.
“Está sendo uma experiência muito gratificante e emocionante poder voltar pra cá. Posso falar com propriedade com os alunos em sala de aula que: assim como eu, que vim de um bairro periférico e voltei como professor, eles também podem. Quero que fique claro que eles podem conseguir qualquer coisa independente da adversidade”, disse o professor.
A estudante do 8º ano, Ana Beatriz, de 13 anos, disse que se sente acolhida na escola. Ela acredita que as vivências dentro do ambiente escolar têm sido fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa.“Me sinto muito beneficiada em estar em uma escola como essa. A estrutura é muito boa e os professores bastante preparados. Acredito que eu e meus colegas terão um bom ensino aqui”, disse a estudante.Inclusão
A inclusão de estudantes com necessidades educacionais especializadas foi destacada pela diretora da Escola Estadual Barão do Rio Branco, Maria de Nazaré, que está na instituição desde o início do ano. A unidade atende adolescentes com autismo, deficientes visuais e auditivos, com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e síndrome de Down. Uma sala sensorial foi montada para os estudantes experimentarem sensações no olfato e paladar.
“Nós temos uma sala belíssima que atende nossos alunos. Todos os dias nós enfrentamos junto com eles os desafios que enfrentam e tentamos assisti-los da melhor forma possível enquanto estão aqui dentro. Isso é um marco muito significativo para o Barão do Rio Branco”, relatou a diretora.
Histórico
Após uma restauração completa, a Escola Estadual Barão do Rio Branco foi reinaugurada em 3 de setembro de 2021. Esta instituição carrega consigo importantes lembranças históricas do Amapá, sendo a primeira escola construída em alvenaria no estado.
Além disso, ela presta homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, conhecido como Barão do Rio Branco, figura emblemática que defendeu os interesses do Amapá no século XIX.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!