'É a minha oportunidade de contribuir com a educação especial', conta professora nomeada pelo Governo do Amapá
Marcicleide Pimenta faz parte dos 523 profissionais que passam a integrar o quadro de servidores estaduais de ensino.
Marcileide destaca a importância do concurso público como meio de contribuir para a inclusão educacional
A professora Marcicleide Pimenta, de 38 anos, integra os 523 profissionais da segunda turma do concurso da Educação que foram nomeados pelo governador Clécio Luís em cerimônia especial nesta terça-feira, 23. A profissional ocupará o cargo de educadora especial para alunos do ensino médio, área que ela dedicou planejamento, estudo e capacitação em busca de se tornar especialista.
Para a educadora, a nomeação representa a realização de um sonho pessoal e reflete o compromisso do Governo do Amapá em ampliar e fortalecer o quadro de professores da educação especial, área que desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão no ensino público.
"Aguardava ansiosamente por esta oportunidade que finalmente se concretizou. Estou chegando de coração aberto para aprender e proporcionar para esses alunos o melhor possível. Falamos muito sobre educação especial para crianças, mas elas crescem e vão estudar no ensino médio. A minha missão é estar lá para ajudá-los”, celebra a educadora. Para a professora, a escolha pela área da educação especial foi motivada por uma experiência pessoal. Após o nascimento do filho, em 2018, e a descoberta de que ele era autista, ela percebeu a importância e a necessidade de uma atuação especializada na área. Com uma visão de constante aprendizado e aprimoramento, ela compartilha as expectativas para o novo cargo.
"Percebi que existe uma necessidade grande nessa área específica. Então passei a me capacitar, fazer pós-graduação e especializações. Planejo iniciar um doutorado na área de educação especial, para oferecer o melhor atendimento possível para meus alunos", disse a professora.
Novas etapas
Após a cerimônia de nomeação, os novos profissionais serão empossados no período de 26 a 30 de abril, conforme calendário conjunto da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Sead publicado no Diário Oficial.
Já a lotação dos servidores ocorre nos dias 2 e 3 de maio na Seed. Em seguida, os servidores irão passar pelo Curso de Formação para os cuidadores, o treinamento tem a duração de uma semana.
A previsão é que após o curso, os servidores iniciem suas atividades nas escolas estaduais ainda nos meses de maio e junho, reforçando o calendário escolar de 2024.
Avanço na Educação
Em 2023, o Governo do Amapá deu início a nove concursos públicos, abrangendo as áreas de educação, segurança e gestão. As convocações refletem o compromisso da atual gestão em contratar novos profissionais conforme a demanda do serviço público.
Esta é a segunda convocação do concurso da Educação, e de acordo com o edital, os profissionais serão distribuídos entre as áreas urbanas e rurais dos 16 municípios do estado do Amapá.
Ao todo, nessa convocação, foram nomeados: 415 professores, 57 professores do ensino especial, 35 cuidadores e 15 pedagogos. Com esta segunda chamada, o número total de educadores convocados pelo Governo do Estado em 2024 atinge 1.067 pessoas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!