Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Essa é a primeira vez que somos valorizados e vistos', diz pescador de Oiapoque durante ação do Governo do Amapá

Júlio Garcia é presidente de uma colônia de pescadores e participou do lançamento do programa 'Pesca Legal'.

Por Andreza Teixeira
27/04/2024 08h00

Júlio Garcia acredita no desenvolvimento da pesca artesanal através de incentivo do Governo Júlio Garcia acredita no desenvolvimento da pesca artesanal através de incentivo do Governo

Durante três dias, o Governo do Amapá levou assistência aos pescadores do município de Oiapoque, no extremo Norte do estado. A programação integrou o lançamento do programa "Pescador Legal", que oferece serviços essenciais de valorização da atividade, como a regularização de embarcações, palestras e oficinas.

Os  trabalhadores receberam kits de alimentos, participaram da ação de saúde com consulta médica, testes rápidos de Covid-19, dengue, ISTs e vacinação. Além disso, foi possível realizar a retirada de documentos oficiais, como o CPF e a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação ocorreu na quarta-feira, 24, se seguiu até sexta-feira, 26.

O presidente de uma colônia de pescadores, Júlio Garcia, festejou a presença das equipes com os serviços de assistência voltados aos trabalhadores do município.

"Essa é a primeira vez que somos valorizados e vistos. Nós pescadores nunca tivemos uma oportunidade dessas. Esse programa era o que nós precisávamos para ter meios para desenvolver a nossa pesca. Hoje damos mais um passo para a política de desenvolvimento sustentável que é o que queremos”, afirmou Garcia.

A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, proporciona o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal na região, atendendo os pescadores diretamente em suas localidades.

Durante a programação também foi possível a retirada do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), que possibilita o exercício regular da profissão e a garantia de direitos fundamentais.

Wesley Nogueira foi um dos pescadores que conseguiu o registro. "Eu estou muito grato por tudo o que aconteceu aqui durante esses dias e pelo governo enxergar a gente e o nosso potencial. Com investimentos e ações como essa a atividade pesqueira aqui em Oiapoque só tem a crescer e ganhar mais competitividade", declarou. 

Além do assessoramento técnico, emissão de registros e serviços de saúde, a atividade contou com serviços assistenciais. A pescadora Rosy Severino Galibi, trabalha desde 2005 com a pesca na região. Durante a programação, ela participou de uma roda de conversa realizada pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram)

"É uma ação completa, em todos esses anos de pescadora nunca recebi essa atenção. Hoje aprendi sobre a lei Maria da Penha, sobre os meus direitos e os serviços que me amparam. Me senti cuidada e especial com tudo o que foi feito aqui para gente”, relatou a pescadora. 

 

VEJA TAMBÉM
Governo do Amapá oferta serviços de cidadania e saúde para mais de 400 pescadores, em Oiapoque
Governo do Amapá leva acolhimento e orientação sobre violência doméstica para pescadoras de Oiapoque

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!

ÁREA: Pesca