'Programação que valoriza nosso trabalho’, conta empreendedora na Festa do Trabalhador promovida pelo Governo do Amapá
Nelma Costa aproveitou o evento cultural na Casa do Artesão, em Macapá, para impulsionar as vendas de bijuterias e garantir uma renda extra.
Nelma trabalha há 20 anos com a venda de peças artesanais
Com atrações culturais e os shows das aparelhagens Mega Príncipe Negro e Amazônia Fusion, a Festa do Trabalhador, promovida pelo Governo do Amapá nesta quarta-feira, 1º, foi um espaço para empreendedores de vários segmentos garantirem uma renda extra. No ramo da bijuteria há 20 anos, a artesã Nelma Costa, de 45 anos, aproveitou a programação na Casa do Artesão, em Macapá, para aumentar as vendas.
“Para nós é muito bom, porque além de movimentar o espaço, essas programações trazem todo tipo de público para conhecer nosso trabalho e aumentam nossa renda com as vendas. Hoje, graças a Deus, vivemos um outro momento e no último ano passamos a ter um apoio maior do Governo do Estado. Com o dinheiro das peças, consegui formar minhas duas filhas”, conta Nelma. Na área que abrigou cerca de 20 artesãos, estava também Reinaldo Silva, de 54 anos, que trabalha com pirografia, a arte de desenhar em madeira. Ele começou a atuar no ramo há 13 anos para ajudar um primo, e com o passar do tempo, acabou assumindo o negócio como fonte de renda.
“Sempre tive facilidade com traços e desenhos, e essa aptidão acabou virando meu sustento. Hoje eu realizo qualquer tipo de desenho, faço bastante homenagens desenhando pessoas e não me vejo fazendo outra coisa. Eu amo o que faço e agradeço muito por esse espaço de divulgação da nossa arte”, disse Silva.
Os empreendedores foram distribuídos em boxes organizados pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) para a venda de comidas típicas e artesanatos de cinco artistas locais. Segundo a coordenadora de Empreendedorismo da pasta, Anne Karoline Santos, o Governo do Estado dá suporte e incentivos contínuos para abertura de novos negócios e linhas de crédito para o financiamento das iniciativas.
“Durante todo o ano trabalhamos com capacitações em áreas como atendimento ao cliente, vendas, redes sociais na tentativa de auxiliar esse empreendedor a prosperar e evoluir no próprio negócio. O orgulho que eles sentem pela profissão é o reflexo desse trabalho contínuo que realizamos e que mostra para eles os caminhos para o crescimento e geração de renda”, explicou Anne. Festa do Trabalhador
O evento propõe um momento de lazer rítmico ao público trabalhador. A comemoração deste ano tem como tema "Cuidando de quem constrói o Amapá" e se estende ao longo de maio com a tradicional corrida esportiva e a Caravana do Trabalho e Empreendedorismo.
O Governo do Amapá reforça o reconhecimento da dedicação de milhares de trabalhadores das mais diversas áreas, do setor público e privado, que ajudam a desenvolver o estado. Toda a programação é coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), em parceria com o Instituto de Gestão em Desenvolvimento Social e Urbano (Inorte).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!