Caravana Federativa: Governo do Estado e Ministério da Saúde debatem fortalecimento de programas do SUS no Amapá
Diálogo entre as entidades abordou pactuações e cooperações técnicas inéditas para os avanços da descentralização da saúde na região.
A Caravana Federativa segue até esta sexta-feira, 3, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá
Na 9ª edição da Caravana Federativa, evento que reúne diversas entidades federais no estado, o Governo do Amapá e o Ministério da Saúde (MS) dialogaram a proposição de cooperações técnicas para ampliar os serviços na rede pública por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), indispensável para a assistência aos usuários e para os avanços da descentralização da saúde na região.
De acordo com a coordenadora geral de planejamento do SUS, Fatima Ali, a presença dos ministérios facilita a interlocução entre os entes federativos.
"A gente compreende que precisa ter essa proximidade, nós trabalhamos com os articuladores de território e possuímos um contato muito próximo com as secretarias estaduais. É excelente ter essa troca, já que o Estado possui um planejamento regional integrado bastante avançado", finaliza Fatima.
As coordenadorias das divisões técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dialogaram diretamente com representantes do Ministério o subsídio de políticas públicas como o Programa de Tratamento Fora de Domicílio e a ampliação de convênios e pactuações administrativas com outros estados para o tratamento dos pacientes."As pactuações interfederativas é uma coisa que estamos tentando há algum tempo. É uma ampliação necessária e que será fundamental para o tratamento dos nossos pacientes", afirma a assessora técnica da Sesa, Josiany Sousa
Durante o alinhamento, também foi tratado sobre o programa Saúde Conectada, estratégia desenvolvida pelo Governo Federal que irá produzir e disponibilizar informações por meio do celular, computador ou tablete, utilizando apenas o CPF de cada usuário. A estratégia possibilita ao cidadão saber a trajetória dele no SUS, como quais vacinas tomou, os atendimentos realizados, exames, internações, medicamentos usados, além dos estabelecimentos de saúde mais próximos.A caravana é uma ação itinerante que viabiliza a integração entre ministérios, empresas públicas e autarquias governamentais com os municípios de todo o país. Durante o evento, estão presentes mais de 40 entidades federais que apresentam a carta de serviços oferecidos pela União.
"É compreender que o SUS é tripartite, constituído e construído por União, Estado e municípios. Então são tratativas necessárias e resolutivas para o nosso sistema de saúde, é trabalhar para dar continuidade de forma conjunta e participativa com o órgão federal", relata a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.
Caravana Federativa
O Amapá sedia a 9ª edição da Caravana Federativa promovida pelo Governo Federal. A programação conta com a presença de mais de 40 entidades federais que se deslocam até o estado para estreitar laços e apresentar a carta de serviços oferecidos pela União.
A ação itinerante oportuniza o contato direto com Ministérios, Autarquias, Bancos e diversas empresas públicas. A programação segue até a sexta-feira, 3, quando serão realizadas oferta de atendimentos, acesso a informações sobre programas, serviços essenciais e cooperação entre os entes federativos.
O encontro é voltado, sobretudo, para gestores estaduais e municipais, com o objetivo de estreitar o contato entre as esferas governamentais e possibilitar a captação de recursos, diálogos, elaboração de projetos, soluções de problemas processuais e parcerias em favor do bem-estar da população.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!