Governo do Amapá promove roda de conversa com homenagem às parteiras tradicionais do estado, no Museu Sacaca
Atividade marcou o encerramento da 22ª Semana Nacional de Museus e reuniu mulheres dos municípios de Tartarugalzinho e Mazagão.
Momento foi de valorização da cultura e ancestralidade amapaense
O Governo do Amapá promoveu, no Auditório Waldemiro Gomes, no Museu Sacaca, em Macapá, uma roda de conversa com parteiras dos municípios de Tartarugalzinho e Mazagão como forma de reconhecer a importância da prática tradicional no estado e na Região Amazônica. O evento marcou o encerramento da programação da 22ª Semana Nacional de Museus.
No encontro, as mulheres que são referência no assunto receberam homenagens, contaram histórias de nascimentos de bebês pelas próprias mãos e compartilharam técnicas da profissão que busca trazer vida ao mundo. Na ocasião, também foi debatida oficialização da atividade como um bem imaterial do Brasil. A parteira Raimunda Queiroz, de 74 anos, moradora de Mazagão, se emocionou com as homenagens e ao contar a história na profissão.
“Não é uma profissão fácil e eu aprendi sozinha, ninguém me ensinou. Já realizei mais ou menos 202 partos e graças a Deus, todos sem complicações. Uma coisa que aprendi é que temos que ter amor pela mulher que está com dor, e paciência, porque é uma vida que ela está trazendo e me sinto feliz todas às vezes de fazer parte desse momento”, relatou Raimunda.Além das homenageadas, também estiveram presentes representantes do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), da Secretária Municipal de Turismo de Tartarugalzinho, a deputada federal Cristina Almeida e a vereadora Janete Capiberibe.
O superintendente do Iphan no Amapá, Michel Flores, compartilhou o reconhecimento da profissão como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Conselho Consultivo do órgão.
“Nós temos essa responsabilidade de dar continuidade na salvaguarda. Vamos ter reuniões com as parteiras e vamos trabalhar para a constituição de um comitê de salvaguarda do ofício, dos saberes, das práticas, das parteiras aqui no Amapá”, comentou Flores.
A coordenadora do Museu Sacaca, Adriana Rodrigues, falou sobre a importância de valorizar a cultura e a tradicionalidade amapaense e dar continuidade na história ancestral.“Muitas pessoas são nascidas de parteiras e nós sabemos que aqui no nosso estado essa profissão é conhecida da nossa história, é a nossa cultura e esse mês a Casa das Parteiras no Museu Sacaca está completando dez anos. Então, é um dia especial às nossas parteiras e nós estamos muito felizes de proporcionar esse momento”, explicou a coordenadora.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!