Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Estou feliz pelo reconhecimento da minha cultura', diz aluna quilombola durante projeto ‘Cantando Marabaixo nas Escolas’

Lorrana dos Santos participou da programação organizada pelo Governo do Amapá e a Nação Marabaixeira, em Ferreira Gomes.

Por Cássia Lima
17/06/2024 16h00

Programação premiou três escolas que apresentaram canção original da manifestação cultural

A beleza, tradição e melodia das caixas de marabaixo foram apresentadas por alunos de nove municípios no sábado, 15, na Escola Estadual Maria Iraci Tavares, em Ferreira Gomes. O projeto ‘Cantando Marabaixo nas Escolas’, organizado pelo Governo do Amapá e a Nação Marabaixeira, reuniu cerca de mil estudantes para celebrar a cultura e identidade amapaense.

Entre os participantes, está a jovem Lorrana dos Santos, natural do quilombo do Curiaú, em Macapá. Aluna da escola José Bonifacio, ela ressaltou como ficou feliz em ver a sua dança tradicional dentro da sala de aula sendo celebrada.

“Elaboramos uma canção em saudação à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo. Estou feliz pelo reconhecimento da minha cultura dentro das escolas, e muito contente em poder compartilhar esse momento com alunos de outros municípios”, destacou Lorrana.

O projeto 'Cantando Marabaixo nas Escolas' contou com oficinas, danças e a apresentação de uma canção original composta pelos alunos. Em novembro de 2018, o segmento recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional.

Para a estudante Elisângela Vilhena, da Escola Estadual Maria Iraci Tavares, em Ferreira Gomes, o momento foi de curiosidade e aprendizado, pois a programação mostrou vertentes muito fortes do estado com as quais a jovem não tinha contato.

“Não sabia o porquê de alguns cantos, como era feita a caixa de marabaixo ou como começou esse movimento cultural. Eu aprendi muito sobre e agora sei que posso também explicar para outras pessoas”, frisou Elisângela.

Vencedores

A programação reuniu estudantes dos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene, Pedra Branca do Amapari, Itaubal do Piririm e Ferreira Gomes. Nesta edição, através de doação da Prefeitura Municipal de Ferreira Gomes. Nesta edição, foram premiados em 1° lugar alunos das escolas estaduais José Bonifácio, de Macapá, e Wilson Hill, de Itaubal. Em segundo lugar, ficaram os estudantes da Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho, de Santana, e o 3º lugar ficou com a Escola Estadual Veiga Cabral, do município de Amapá.

Os vencedores receberam troféus e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2 mil, R$ 1,5 mil e mil reais para o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Para a realização do festival, foram investidos valores em premiação, transporte, oficinas e ensaios, assim como as roupas e alimentação dos estudantes e monitores. A programação também contou com aportes financeiros da Prefeitura de Ferreira Gomes.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp