'Estou feliz pelo reconhecimento da minha cultura', diz aluna quilombola durante projeto ‘Cantando Marabaixo nas Escolas’
Lorrana dos Santos participou da programação organizada pelo Governo do Amapá e a Nação Marabaixeira, em Ferreira Gomes.
Programação premiou três escolas que apresentaram canção original da manifestação cultural
A beleza, tradição e melodia das caixas de marabaixo foram apresentadas por alunos de nove municípios no sábado, 15, na Escola Estadual Maria Iraci Tavares, em Ferreira Gomes. O projeto ‘Cantando Marabaixo nas Escolas’, organizado pelo Governo do Amapá e a Nação Marabaixeira, reuniu cerca de mil estudantes para celebrar a cultura e identidade amapaense.
Entre os participantes, está a jovem Lorrana dos Santos, natural do quilombo do Curiaú, em Macapá. Aluna da escola José Bonifacio, ela ressaltou como ficou feliz em ver a sua dança tradicional dentro da sala de aula sendo celebrada.
“Elaboramos uma canção em saudação à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo. Estou feliz pelo reconhecimento da minha cultura dentro das escolas, e muito contente em poder compartilhar esse momento com alunos de outros municípios”, destacou Lorrana.
O projeto 'Cantando Marabaixo nas Escolas' contou com oficinas, danças e a apresentação de uma canção original composta pelos alunos. Em novembro de 2018, o segmento recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional.
Para a estudante Elisângela Vilhena, da Escola Estadual Maria Iraci Tavares, em Ferreira Gomes, o momento foi de curiosidade e aprendizado, pois a programação mostrou vertentes muito fortes do estado com as quais a jovem não tinha contato.
“Não sabia o porquê de alguns cantos, como era feita a caixa de marabaixo ou como começou esse movimento cultural. Eu aprendi muito sobre e agora sei que posso também explicar para outras pessoas”, frisou Elisângela.
VencedoresA programação reuniu estudantes dos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene, Pedra Branca do Amapari, Itaubal do Piririm e Ferreira Gomes. Nesta edição, através de doação da Prefeitura Municipal de Ferreira Gomes. Nesta edição, foram premiados em 1° lugar alunos das escolas estaduais José Bonifácio, de Macapá, e Wilson Hill, de Itaubal. Em segundo lugar, ficaram os estudantes da Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho, de Santana, e o 3º lugar ficou com a Escola Estadual Veiga Cabral, do município de Amapá.
Os vencedores receberam troféus e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2 mil, R$ 1,5 mil e mil reais para o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Para a realização do festival, foram investidos valores em premiação, transporte, oficinas e ensaios, assim como as roupas e alimentação dos estudantes e monitores. A programação também contou com aportes financeiros da Prefeitura de Ferreira Gomes.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!