Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Estamos prontos para participar da tradição’, diz artesão que irá empreender na Festa de São Tiago

Há mais de 20 anos no Amapá, Vicente vai expor seus produtos no festejo apoiado pelo Governo do Estado.

Por Amelline de Queiroz
12/07/2024 11h00

O cearense José Vicente, de 68 anos, modela utensílios em cerâmica com grafismos Cunani e Maracá

Com o apoio do Governo do Amapá, a tradicional Festa de São Tiago será realizada no município de Mazagão, de 16 a 28 de julho. A festividade, que comemora 247 anos, reúne elementos culturais e religiosos e movimenta o trabalho de empreendedores locais, como o do artesão José Vicente, de 68 anos, oleiro há mais de 20 anos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO TIAGO 2024

“Eu sou do Ceará, e quando cheguei ao Amapá, vim para Mazagão. Aqui conheci minha esposa e aprendi com ela a profissão da qual tenho muito orgulho. Estamos prontos para participar da tradição da Festa de São Tiago com nossas peças, que podem ser adquiridas na nossa lojinha ou sob encomenda”, disse Vicente.

O artesão expõe e comercializa suas obras, todos os anos, no evento. Ele ressalta que está pronto para recepcionar os turistas e amapaenses que irão prestigiar a festividade.

Há 20 anos no Amapá, Vicente aprendeu o ofício com sua esposa, a mestra artesã mazaganense Elenir de Morais (em memória). Hoje, ele continua o trabalho junto com os filhos, que também seguiram a profissão na comunidade.

O oleiro é o profissional que trabalha com materiais como barro e argila, transformando esses produtos em peças únicas como vasos, jarros e outros artigos. A arte ancestral é manual, requer cuidado, muita dedicação e criatividade, e cativa amantes no mundo todo.

Festa de São Tiago

Trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago remonta à fundação da Vila de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, no ano de 1770. Em Mazagão Velho, as batalhas entre mouros e cristãos começaram a ser encenadas em 1777, como forma de resgatar a memória da “Mazagão original”, uma colônia portuguesa no Marrocos, desativada e transferida para o Amapá.

Atualmente, a tradição movimenta a Vila de Mazagão durante 12 dias de programação, que inclui atividades religiosas, encenações teatrais, festas dançantes e atrações artísticas durante o dia, no balneário às margens do rio Mutuacá.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp