Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá reforça esquema de segurança para a Festa de São Tiago

Entre os dias 16 e 28 de julho, haverá aumento do efetivo policial em Mazagão Velho.

Por Cristiane Nascimento
12/07/2024 15h30

Tradicional no Amapá, evento deve atrair turistas e visitantes de todos os municípios para a comunidade

O Governo do Amapá preparou um esquema de segurança para a Festa de São Tiago, que acontece de 16 a 28 de julho, no município de Mazagão. A tradicional manifestação cultural e religiosa do Amapá, que completa 247 anos, deve atrair turistas e visitantes de todos os municípios para a comunidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO TIAGO

Coordenado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi montado um planejamento para garantir a tranquilidade da população que vai prestigiar o evento. As atividades incluem o policiamento ostensivo da Polícia Militar, além de operações e fiscalizações nas vias de Macapá, Mazagão e comunidade de Mazagão Velho.

O secretário Adjunto de Segurança Pública, Marko Scaliso, detalhou que foi elaborado um planejamento para garantir a segurança durante todo o período da festa, mobilizando toda a estrutura da segurança estadual.

"Organizamos a atuação dos nossos policiais seguindo um planejamento estratégico para que a população possa aproveitar o evento, mas de maneira segura. Disponibilizamos um efetivo eficiente para atender as demandas em Mazagão e também o patrulhamento rotineiro em todo nosso o estado", detalhou Scaliso.

A programação é organizada pela comunidade, através do Instituto Cultural e da Comissão Religiosa da Paróquia Nossa Senhora da Assunção de Mazagão Velho, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Mazagão.

Polícia Militar

Para os 13 dias de evento, a Polícia Militar conta com um efetivo de 565 policiais nas modalidades de policiamento ostensivo, motorizado e a pé na vila de Mazagão Velho. A PM também vai atuar com agentes de inteligência aptos para atuação imediata, caso necessário. Haverá ainda, no período, a intensificação de barreiras de trânsito nas rodovias estaduais, principalmente na AP-010, realizadas pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual.

Os militares estarão trabalhando diariamente com seis viaturas, e nos dias de maior movimento, serão utilizados oito veículos para o patrulhamento. As atividades também serão realizadas com a utilização de drones.

Polícia Civil

Durante o evento, em uma atuação conjunta com a PM, haverá um posto avançado da Polícia Civil em uma escola municipal localizada na entrada de Mazagão Velho, que funcionará 24 horas por dia atendendo a população e turistas, registrando ocorrências e prestando o auxílio necessário. A Delegacia de Polícia de Mazagão, que fica localizada na Rua Veiga Cabral, nº 1212, no bairro Central, continuará funcionando normalmente. 

Corpo de Bombeiros 

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá vai trabalhar com aproximadamente 200 militares durante a festa de São Tiago. Os profissionais irão atuar na prevenção de afogamentos nas área de balneário, e atendimentos à saúde com o trabalho de urgência, emergência e primeiros socorros. Além do efetivo, a corporação vai colocar três veículos operacionais de combate a incêndio, e no dia de São Tiago, considerado o ponto alto da celebração, serão quatro viaturas.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) vai atuar na parte educativa e preventiva e na sinalização das vias e na fiscalização repressiva da Lei Seca, por meio de blitz realizadas por 14 servidores do departamento.

Politec

Além disso, a Polícia Técnico-Científica (Politec) do Amapá vai receber reforço no plantão do posto de atendimento em Santana, organizando uma força-tarefa para aplicar o suporte necessário em ocorrências durante a festividade.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp