Amapá em obras: Governo do Estado avança para a fase final da ponte sobre o Rio Meruoca, no município de Amapá
A infraestrutura de concreto já tem mais de 90% dos serviços concluídos e está prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2024.
A nova estrutura avança para as fases finais, que incluem a instalação de dez vigas, a construção da laje e das rampas de acesso
O Governo do Estado já concluiu mais de 90% das obras de construção da ponte em concreto sobre o Rio Meruoca, localizado na rodovia AP-426/II. Este acesso interliga os municípios de Amapá, que fica a cerca de 306 quilômetros de Macapá, à região norte do estado. A nova infraestrutura avança para as fases finais, que incluem a instalação de dez vigas, a construção da laje e das rampas de acesso.
As obras estão sendo executadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap). Nesta fase, a equipe está aplicando argamassa nas últimas três vigas, com o intuito de evitar trincas e fortalecer ainda mais a base da infraestrutura. De acordo com o gestor da pasta, Marcos Jucá, todas as dez vigas já receberam protensão metálica e foram concretadas.“Essa é uma das etapas principais. Após o processo de cura do produto aplicado, vamos realizar a instalação das dez vigas com o auxílio de dois guindastes, que estão sendo enviados de São Paulo até o município de Amapá. Quando as vigas estiverem instaladas, iremos construir a laje e as rampas, entregando à população uma ponte que oferecerá mais durabilidade, qualidade e segurança na mobilidade”, detalhou Jucá.
Sobre a obra
A ponte sobre o Rio Meruoca possui 113 metros de extensão e faz parte do Plano Rodoviário Estadual, que conta com investimentos de R$ 8 milhões. Esses recursos foram articulados pelo senador Davi Alcolumbre, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com uma contrapartida do Governo do Amapá. A infraestrutura está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2024.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!