Governo do Estado anuncia construção de museu durante exposição que celebra 80 da Imprensa Oficial do Amapá
Mostra ficará disponível à comunidade, no Monumento Marco Zero do Equador, até o dia 16 de agosto.
Abertura oficial da 1ª exposição 'Memórias Oficiais do Amapá: 80 anos de Atos Oficiais'
Repleta de memórias, fotos, registros e máquinas antigas, a 1ª exposição "Memórias Oficiais do Amapá: 80 anos de Atos Oficiais", no Monumento Marco Zero do Equador, celebrou os 80 anos da Imprensa Oficial, na quarta-feira, 24. Na ocasião, o Governo do Estado anunciou a construção de um museu para salvaguardar o acervo histórico.
A mostra ficará disponível ao público até o dia 16 de agosto. A programação também comemora os 60 anos do Diário Oficial. A última edição impressa saiu em junho de 2016, com uma média de 500 exemplares por tiragem diária. Desde 2018, todos os atos oficiais do governo são totalmente digitalizados.
"Esse evento é um marco histórico e pode ser considerada a primeira atividade realizada para abrir as comemorações referente aos 80 anos da trajetória do Amapá, de Território Federal a criação do estado, em 1988. É nossa responsabilidade resgatar as memórias do nosso povo e o Governo do Amapá se compromete a criar um espaço adequado para guardar definitivamente todo esse material", declarou o chefe do Gabinete Civil, Richard Madureira, que representou o governador Clécio Luís.
Chefe do Gabinete Civil, Richard Madureira, representando o governador Clécio Luís
Criada em 1945 pelo então governador, Janary Nunes, a Imprensa Oficial teve como objetivo ser o meio oficial de comunicação da gestão. Na época, ainda se utilizava de impressão tipográfica para confeccionar as primeiras publicações, uma forma de registro em relevo, em que o texto ou imagem está sobre uma superfície elevada, semelhante a um carimbo de borracha.
"O trabalho realizado pela Imprensa Oficial precisa ser reconhecido. Temos que valorizar o que foi feito no passado, resguardar o acervo no presente e garantir que essa história seja preservada no futuro”, destacou Charles Chelala, representante do senador Randolfe Rodrigues.
Charles Chelala, representante do senador Randolfe Rodrigues
No arquivo da Imprensa Oficial, é possível encontrar documentos históricos como a primeira divulgação dos atos do Poder Executivo, na publicação do Jornal Amapá, de 19 de março de 1945.
As documentações contam a história do Amapá, desde que era um território federal, até sua mudança para estado da federação, 1988. Na abertura da exposição, os servidores da Imprensa Oficial também foram homenageados pela gestão.
“Até chegarmos aqui, trabalhamos muito e inaugurar essa exposição é um momento marcante na minha vida. É gratificante contribuir para valorizar a cultura e organizar um evento que conta 80 anos de história da nossa sociedade. Além disso, aproveitamos para homenagear os servidores da Imprensa Oficial, foram cerca de 200 pessoas que possibilitaram que chegássemos até aqui”, disse a secretária de Estado da Administração (Sead).
Cinthya Mendes, secretária de Estado da Administração
A abertura da exposição contou com o show musical da artista Sandra Lima, com livros de registros e máquinas antigas e a presença do público.
Serviço
1ª exposição "Memórias Oficiais do Amapá: 80 anos de Atos Oficiais"
Período: 24 de julho a 16 de agosto
Local: Monumento Marco Zero do Equador
Hora: 15h às 21h
Confira como foi a abertura da exposição da "Memórias Oficiais do Amapá: 80 anos de Atos Oficiais"
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!