Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

'Somos medalha de ouro', destaca Clécio Luís sobre o Amapá liderar ranking de empregos com carteira assinada pela 3º vez no Brasil

Dados do Novo Caged também apontam crescimento de 6,40% durante os primeiros seis meses do ano. Em junho, foram mais de 2 mil novos empregos formais.

Por Cristiane Nascimento
31/07/2024 09h00

Governador Clécio Luís destacou iniciativas como o Selo Amapá, aliado às convocações de novos servidores públicosGovernador Clécio Luís destacou iniciativas como o Selo Amapá, aliado às convocações de novos servidores públicosPela terceira vez consecutiva, o Amapá lidera o ranking de geração de empregos com carteira assinada no Brasil. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e refletem as políticas adotadas pelo governador Clécio Luís, que geram oportunidade de novos negócios e valorização que vai do pequeno empreendedor à empresa de grande porte. 

Puxado pelo setor industrial, sobretudo de alimentos, que superou o da construção civil pela primeira vez na história do estado, os números são resultado de iniciativas como o Selo Amapá, do Governo do Estado, que incentiva a produção e comercialização de produtos feitos com matéria-prima local. A segunda edição da campanha, lançada este ano, já impulsionou em de 40% as vendas nos estabelecimentos comerciais.

Produtos certificados com o Selo Amapá impulsionaram mais de 40% em vendas nos estabelecimentos comerciaisProdutos certificados com o Selo Amapá impulsionaram mais de 40% em vendas nos estabelecimentos comerciais

Com o maior crescimento do Brasil, proporcionalmente, na geração de postos de trabalho, o estado apresentou crescimento de mais 6,40% desde o início de 2024, número que é quase 3 vezes maior que a média nacional, que foi de 2,8%. Somente no mês de junho, foram 1.974 novos empregos formais.

O governador Clécio Luís destacou ainda, as mais de 4,1 mil convocações de novos servidores públicos estaduais, e mais de 2,2 mil servidores federais da transposição, que contribuem para que a economia circule.

"Há dinheiro novo no bolso de várias famílias. Somos medalha de ouro na geração de emprego com carteira assinada. Isso indica que estamos no caminho certo para o desenvolvimento econômico do estado. A disponibilização de créditos, incentivos a programas voltados para o empreendedorismo, tudo isso gera emprego e gera renda", pontuou Clécio Luís.

Empregos formais

No acumulado do ano, o saldo de empregos formais no Amapá totaliza 5.527 vagas com carteira assinada. Entre as atividades, o setor de serviços lidera, com um saldo de 4.017 postos de trabalho e uma variação relativa de 9,22%, seguido pela indústria, com um excedente de 422 vagas e variação de 6,99%.

Setor de serviços teve um saldo de 4.017 novos postos de trabalhoSetor de serviços teve um saldo de 4.017 novos postos de trabalho

Política de incentivos do Governo

Os indicadores positivos são resultados diretamente ligados à política de desenvolvimento adotada pelo Governo do Estado. O retorno da Expofeira também traz oportunidades de negócios e geração de emprego de renda, contribuindo para os índices de crescimento econômico.

O incentivo aos grandes eventos, que promovem a consolidação do setor hoteleiro, e o turismo, como o Startup20, é mais uma estratégia da gestão estadual que coloca o Amapá em destaque no segmento econômico.

Os programas Minha Primeira Empresa e o CredBox, disponível na Agência de Fomentos do Amapá (Afap), facilitam acesso de pequenos empreendedores a financiamentos, possibilitando a abertura de novos negócios.

Dados do Novo Caged

Unidades Federativas com maior variação relativa desde o início de 2024:

  • Amapá: +6,40%
  • Acre: +4,95%
  • Roraima: +4,87%

O Amapá garantiu um saldo acumulado de 5.527 postos formais de trabalho, com registro de 25.253 admissões e 19.726 desligamentos nos últimos 6 meses.

Estados que tiveram menor variação relativa:

  • Alagoas: -1,80%
  • Pernambuco: +1,20%
  • Rio Grande do Sul: +1,40%  

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!