Parque Residência: Governo do Amapá preservará toda a paisagem natural na requalificação da Residência Oficial
Além da arborização já existente, o projeto de paisagismo conta com a construção de caminhos curvilíneos e contínuos que conectam entre os espaços de visitação e exposição de equipamentos históricos.
Paisagem natural será totalmente preservada durante a restauração da Residência Oficial do Governo do AmapáCom o intuito de criar um novo espaço de valorização da cultura amapaense, o Governo do Estado inicia as obras de requalificação completa da antiga casa que serviu, durante anos, como Residência Oficial do Governo do Amapá, no Centro de Macapá. O projeto de paisagismo preserva toda arborização que existe há décadas no local, com o intuito de criar um ambiente arejado e harmonioso para os visitantes.
O "Parque Residência" é uma iniciativa prevista no Plano de Governo da gestão para promover a preservação e a modernização do patrimônio. No espaço será construído um caminho curvilíneo de concreto em formatos de folha e cercado por plantas regionais, para criar um ambiente fluido e com identidade cultural.
O local será transformado em um dos principais pontos turísticos da capital e contará com praça de alimentação, e exposições.As obras, anunciadas pelo Governador do Amapá, Clécio Luís, na última quarta-feira, 14, serão realizadas em uma única etapa, sob coordenação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com execução estimada para um ano. De acordo com a coordenadora de projetos da Seinf, Anne Miranda, todo o paisagismo foi pensado conforme a localização da residência e também pelo clima equatorial do Amapá.
“Aqui estamos cercados de pontos turísticos, que valorizam a regionalidade e também a natureza, então esse espaço não poderia ter destinação diferente, até porque as árvores também trazem lembranças e contam histórias, além disso, trazem sombra e ventilação para o ambiente, já que aqui no Amapá temos dias extremamente quentes”, descreveu a especialista.
Coordenadora de projetos da Seinf, Anne MirandaAlém das áreas verdes que integram um paisagismo moderno, o projeto também conta com a exposição da antiga aeronave Bandeirantes, que ficará exposta no local onde atualmente existe uma piscina. O espaço será transformado em mais um local de visitação onde as pessoas poderão entrar no avião para conhecer sobre as histórias e viagens oficiais de todos os governadores que atuaram no Amapá.
Outro artefato histórico, que será exposto no parque residência, será um vagão de trem de uma antiga locomotiva da mineradora Icomi, que ficará exposto próximo à cafeteria que será construída o Parque Residência.
O projeto também conta com a exposição da antiga aeronave Bandeirantes do Governo do Estado
Toda a edificação será transformada em um dos principais pontos turísticos da capital, como já ocorre em outros estados. A reestruturação é uma forma de preservar a história do imóvel e implantar estruturas mais modernas, com espaços para turismo e cultura.
Projeto
O espaço, que estava fechado há aproximadamente 10 anos, vai se transformar em uma área democrática com vários ambientes de contemplação, restaurantes, galerias, cafeteiras, playground para crianças e muitas oportunidades para empreendedores.
Vagão de trem de uma antiga locomotiva da mineradora Icomi ficará exposto próximo à cafeteria
O projeto faz parte do Programa de Implantação do Cinturão Econômico, Histórico e Cultural Verde do Amapá, iniciado pela gestão em 2023, com entregas como o novo Trapiche do Santa Inês e do Deck do Curiaú. O programa que busca requalificar edificações públicas, fomentar a economia, desenvolver o empreendedorismo, apoio aos pequenos e microempresários, bem como valorizar e difundir a cultura amapaense.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!