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AMAPÁ EM OBRA

Governo do Estado executa mais de 90% da pavimentação do encaixe do Ramal Farinha Seca com a Rodovia AP-070, em Macapá

Uma rotatória foi construída e pavimentada para dar acesso ao ramal. No trecho da entrada, a equipe trabalha na compactação de solo que receberá o asfalto.

Por Jamylle Nogueira
16/08/2024 17h00

O Ramal Farinha Seca está totalmente pavimentado. O trecho, quando concluído, trará mais agilidade e segurança no escoamento agrícola da regiãoO Ramal Farinha Seca está totalmente pavimentado. O trecho, quando concluído, trará mais agilidade e segurança no escoamento agrícola da regiãoO Governo do Amapá já concluiu, em menos de um mês, mais de 90% dos serviços de encaixe do Ramal Farinha Seca com a Rodovia AP-070, em Macapá. A obra de pavimentação asfáltica oferece mais qualidade no escoamento agrícola e segurança na mobilidade das comunidades rurais.

São 10 quilômetros de extensão já asfaltados em fase de acabamentos na interligação da Rodovia Estadual com a Rodovia Federal (BR-210). As ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), com equipes de profissionais que atuam com serviços de terraplenagem e compactação do solo, para aplicação da camada asfáltica.

São 10 quilômetros de extensão já asfaltados em fase de acabamentos São 10 quilômetros de extensão já asfaltados em fase de acabamentos 

Segundo o secretário de Estado de Transportes, Marcos Jucá, a rotatória construída na AP-070, que dará acesso ao ramal, já foi asfaltada. Agora, os trabalhos são concentrados em atividades pontuais de compactação do trecho conhecido como "cabeira", para receber o restante da camada asfáltica.

“Logo todo o encaixe estará 100% asfaltado e seguiremos para o próximo passo, que consiste na interligação do ramal com a BR-210. Ao longo do Farinha Seca também estamos finalizando a construção de meio-fio e correções finais”, enfatizou o secretário.

A via localizada no quilômetro 25 atende o Quilombo do Rosa e Assentamento do Incra, duas comunidades importantes na região. A obra está prevista para ser entregue à população ainda no segundo semestre de 2024.

Máquinas são utilizadas na compactação do soloMáquinas são utilizadas na compactação do solo

Farinha Seca

Atualmente, o tráfego de caminhões com produtos é feito por dentro da área quilombola do Curiaú, tornando o caminho mais longo. Com a obra concluída, esse tráfego será feito pelo ramal. Quando finalizada, a via irá facilitar o escoamento da produção de alimentos e de grãos para todo o estado, além de geração de emprego e renda para a população, trará mais segurança e qualidade na mobilidade e trafegabilidade de veículos.

A obra é orçada em cerca de R$ 16 milhões, resultado de emenda do senador Davi Alcolumbre e contrapartida do Governo do Estado e de um convênio com o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

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