Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO E EMPREENDEDORISMO

Governo do Amapá embarca 4 toneladas de artesanato para o 18º Salão Raízes Brasileiras, em São Paulo

Seis artesãos irão expor e comercializar as peças no evento, que ocorre de 28 de agosto a 1º de setembro.

Por João Clésio
19/08/2024 13h00

Peças artesanais foram embarcadas no caminhão baú e seguem viagem para São Paulo para o 8º Salão do Artesanato Raízes BrasileirasO Governo do Amapá enviou para São Paulo 4 toneladas de peças artesanais de produtores que irão participar do 18º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, que ocorre de 28 de agosto a 1º de setembro, no Pavilhão Bienal, no Parque do Ibirapuera. A iniciativa, realizada pela quarta vez, incentiva a comercialização de produções amapaenses no país.

Seis artesãos irão expor peças em madeira, sementes, tecidos e fibras vegetais durante o evento. Os produtos foram embarcados em um caminhão baú na sexta-feira, 16, rumo à capital paulista, com articulação da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), que também será responsável pelo retorno ao Amapá, pelo apoio técnico e o estande para exposição junto ao Programa de Artesanato Brasileiro.

Os profissionais foram selecionados por meio de Edital de Chamamento Público para o Salão do Artesanato. Entre eles, o artesão Keka Cantuária, de 68 anos, que após 40 anos de dedicação à arte, recebeu este ano a carteira nacional de artesão e pôde concorrer a uma das vagas.

“É uma grande oportunidade de mostrar minha arte numa feira nacional. É a primeira vez que vou expor já com a devida identidade de artesão. A expectativa é a mais positiva possível para vender e fechar bons negócios”, informou Cantuária.

O artista vai expor 150 peças em madeira e resina que retratam expressões do cotidiano regional como o Marabaixo, animais, casa de farinha, pilão, a coleta da castanha, pescaria e outras obras.

Obra feita pelo artesão Keka Cantuária que aborda a pesca no Amapá será exposta no Salão de Artesanato, em São Paulo

Circuito de exposições nacionais

Neste ano, o Amapá esteve presente, em maio, no 17º Salão de Artesanato, em Brasília (DF), com cerca de seis toneladas de peças de 5 artesãos; em julho na 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato - Fenearte, em Olinda (PE), com mais de 2 mil peças e na 31ª Expotchê, em Brasília, com apoio no transporte das peças por meio do caminhão baú do PAB.

Calendário do Artesanato Amapaense

O Governo do Amapá elaborou um calendário de participação dos artistas em feiras do segmento no âmbito nacional, de maio a dezembro. A 18ª edição do Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, que acontece no mês de agosto, e a 53ª Expofeira do Amapá compõem as programações.

 Confira o calendário:

  • Agosto: participação de artesãos na 18ª edição do Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo (SP);
  • Agosto e setembro: programações locais, como a 53ª Expofeira do Amapá;
  • Dezembro: 34ª Feira Nacional do Artesanato, em Belo Horizonte (MG).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!