Encontro reuniu a comunidade do bairro Zerão, representantes da Seed, PM, pais e estudantes
Pais aprovaram a iniciativa e se mostraram ansiosos para ver o funcionamento do colégio
Audiência pública ocorrida na tarde do sábado, 12, discutiu a implantação do modelo de gestão e ensino militar na Escola Estadual Antônio Messias, no bairro Zerão, zona sul da capital.
As discussões tiveram a participação de representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Polícia Militar (PM/P), pais, estudantes, líderes comunitários e de entidades estudantis.
Durante a audiência, Seed e PM apresentaram como vai funcionar a nova gestão do colégio e o ensino militar. Hoje, a escola Antônio Messias atende 1.300 alunos que cursam os ensinos Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental e Médio.
“O currículo a ser adotado continuará sendo o da Secretaria de Educação, com implantação de projetos da Polícia Militar para complementar. A gestão será da PM, mas os professores que hoje atuam na escola, que são da rede estadual, continuarão”, destacou o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Seed, Sebastião Magalhães.
O momento serviu, também, para a comunidade tirar dúvidas sobre o processo. Entre as questões levantadas pelos presentes foi o remanejamento dos alunos da EJA, que frequentam a escola no período noturno.
“Como a escola vai passar a funcionar somente nos períodos da manhã e da tarde, os alunos da noite serão realocados em escolas próximas, que funcionam no próprio bairro Zerão. Ninguém ficará prejudicado”, ressaltou o secretário adjunto da Seed.
Os pais aprovaram a iniciativa e se mostraram ansiosos para ver, na prática, o funcionamento do colégio.
“É um modelo de ensino que a gente vê que funciona bem nas escolas de outros Estados. Espero que na escola Antônio Messias seja assim também”, disse o pai de aluno e professor Manoel Gonçalves.
A audiência pública promovida pela Seed e PM é quesito obrigatório no processo que tramita no Ministério da Educação (MEC) para que a escola possa ser de gestão militar compartilhada com a Secretaria de Educação.
“Estamos nos preparando há um ano para implantar esse modelo de ensino em conjunto com a Seed. A comunidade pode ter certeza que será um sucesso”, comentou o coronel Carlos Sousa, comandante da Polícia Militar do Amapá.
A gestão militar da PM na escola Antônio Messias já deve começar a funcionar a partir do ano letivo de 2017.
Escola Militar Zona Norte
Uma outra escola da rede estadual de ensino também deve funcionar no estilo de gestão militar compartilhada, dessa vez sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá. A escola será na Zona Norte da cidade. Uma audiência pública semelhante à realizada na escola Antônio Messias deve ser promovida assim que ficar definida a unidade educacional.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!