‘Temos muitas riquezas a desvendar’, diz aluno participante de projeto de apoio à pesquisa científica do Governo do Amapá
Athos Coelho, de 15 anos, integra o grupo de alunos orientados pela professora Márcia Gomes, que teve um projeto beneficiado pelo programa ‘Professor Pesquisador’.
Athos Coelho, de 15 anosCom o intuito de promover projetos que estimulam e inserem alunos da rede pública de ensino no mundo da pesquisa científica, cultura, história e literatura, 20 projetos de professores foram beneficiados com auxílio financeiro pelo programa “Professor Pesquisador”, do Governo do Amapá.
Entre eles, o projeto “Eletiva: Lugares de aprender!”, da professora de língua portuguesa e literatura da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, Márcia Gomes, envolve 40 estudantes da 1° série do ensino médio, como Athos Coelho, de 15 anos, para que eles conheçam o estado em que moram.
“Temos muitas riquezas a desvendar, como o folclore, por exemplo. As atividades que estamos fazendo contribuem, de forma muito divertida, para nosso aprendizado", pontuou Coelho, que apresentará o material produzido, como desenhos, pinturas e textos, na segunda semana de outubro.
Projetos como o da professora Márcia Gomes incentivam o aprendizado dos alunos
A iniciativa é coordenada pelas Secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia com a proposta de fortalecer a prática da investigação científica. Os educadores apresentaram projetos variados que serão executados com o apoio financeiro até dezembro.
Professora de língua portuguesa e literatura, Márcia Gomes“Vamos além do que é ensinado no ambiente escolar, a fim de proporcionar mais conhecimento, aprendizado, interação e vivência, assim os alunos além de aprender, trocam experiências sobre cultura, sociedade, literatura e história. Para eles conhecerem os pontos turísticos de Macapá, estamos fazendo visitas guiadas”, destacou Márcia.
.
Professor Pesquisador
O programa tem o intuito de promover a pesquisa e a inovação nas escolas da rede estadual de ensino. Os professores inscritos produziram trabalhos com temática referente a COP da Amazônia (COP30), que ocorrerá em Belém, no Pará, em 2025. O Amapá será subsede da conferência que discutirá mudanças climáticas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!