Eleições 2024: forças de Segurança do Amapá reforçam apoio ao TRE com Centro Integrado de Comando e Controle
Além dos mais de 1,2 mil agentes em todos os municípios, Centro dará resposta rápida a possíveis ocorrências.
Foram disponibilizados 1,2 mil agentes de segurança pública para as Eleições 2024O Governo do Amapá garantiu mais de 1,2 mil agentes de segurança pública para atuarem nas Eleições 2024, com o objetivo de dar total apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) na segurança e tranquilidade dos eleitores, e dos profissionais que atuarão durante o pleito, que acontece neste domingo, 6. Além disso, foi montado o Centro Integrado de Comando e Controle dentro do Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes), reunindo representantes de várias instituições.
"O Governo do Estado nos garantiu todo o efetivo necessário. Tanto é verdade que o Amapá foi um dos poucos estados do Brasil que não pediu reforço das forças armadas.E nós entendemos que isso é importante porque não deixa de ser uma demonstração de qualidade do Estado. Temos convicção de que a nossa Secretaria de Segurança nos dará o respaldo necessário para que a eleição aconteça da forma mais tranquila possível", destacou o desembargador Carmo Antônio de Souza, presidente em exercício do TRE-AP.
Centro de Comando e Controle
Além do trabalho preventivo e ostensivo que será realizado pelos agentes públicos, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), juntamente com o Governo do Estado e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, estarão, desde as primeiras horas da manhã de domingo, atuando no Ciodes, onde funcionará o Centro Integrado de Comando Controle. O gabinete de situação vai monitorar possíveis ocorrências durante o período de votação.
"A partir das 6 horas da manhã, estaremos concentrados no Centro Integrado de Comando e Controle, onde, além das agências de segurança pública, várias outras instituições estarão atuando, trabalhando em único local, inclusive representantes do TRE e de diversos outros órgãos, como a segurança municipal, com a Guarda Municipal e instituições federais. Destacamos a importância dessa integração que vai garantir, mais uma vez a lisura e a tranquilidade das eleições", garantiu José Neto, secretário de Segurança Pública.
Integram o Centro Integrado para as eleições, representantes:
- Sejusp;
- Polícia Militar;
- Polícia Civil;
- Polícia Científica;
- Polícia Federal;
- Polícia Rodoviária Federal;
- Corpo de Bombeiros;
- Capitania dos Portos;
- Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
- Secretaria de Estado de Transportes (Setrap);
- Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac);
- Guarda Civil Municipal;
- Grupo Equatorial.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!