Governo do Amapá realiza atividades voltadas à saúde física e mental no Hospital de Emergências, em Macapá
Programação é alusiva à campanha Outubro Rosa, e estimula pacientes e colaboradores a reforçar os cuidados com a saúde.
Pacientes e acompanhantes realizaram exercícios e receberam orientações de saúdePara estimular os cuidados com a saúde e conscientizar pacientes e colaboradores sobre a prevenção do câncer de mama, o Governo do Amapá deu início à Semana Rosa nesta segunda-feira, 14. Serão cinco dias de atividades voltadas para a saúde e bem-estar no Anexo do Hospital de Emergências (HE) de Macapá.
Neste primeiro dia, os profissionais de enfermagem e fisioterapia da unidade hospitalar percorreram as enfermarias levando orientações sobre como realizar o autoexame das mamas e orientações sobre movimentos de auto alongamento e exercícios respiratórios.
Patrícia Pantoja, de 45 anos“Isso é muito importante, faço meus exames a cada dois anos, já tive na família pessoas com histórico de câncer, por isso sei da importância de se prevenir, e trazer esse tema para dentro do hospital faz a gente refletir sobre como estamos cuidando da nossa saúde”, comentou a autônoma Patrícia Pantoja, de 45 anos, paciente no HE.
Segundo a gerente de enfermagem, Coriane Correa, as informações ajudam a mulher a ter um conhecimento melhor sobre o próprio corpo. Mulheres a partir dos 40 anos, por exemplo, podem realizar o exame de mamografia. A detecção precoce do câncer de mama aumenta em 90% as chances de cura, de acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.
Coriane Corrêa, gerente de enfermagem do anexo HE“Essa semana estamos passando com pacientes e acompanhantes, e muitas delas não sabem fazer o autoexame, por isso estamos orientando essas mulheres para que elas possam entender o que é o toque nas mamas e conhecerem melhor o próprio corpo. Todas essas informações preventivas estão sendo repassadas a elas para que também vejam a importância da saúde preventiva”, enfatizou a gerente de enfermagem.
Durante os exercícios de alongamento e respiratórios, o fisioterapeuta Felipe Castro destacou que as atividades melhoram a circulação sanguínea, a postura e previnem possíveis lesões.
“São bastante importantes para que os pacientes internados não sejam acometidos por outras patologias. O paciente que está acamado está suscetível a adquirir outras complicações, e a fisioterapia ajuda a prevenir essas possíveis doenças circulantes no ambiente hospitalar” explicou o fisioterapeuta.
Atividades aconteceram nas enfermarias do hospitalA aposentada Maria das Graças Ferreira, de 80 anos, está internada desde 8 de outubro, em virtude de dores agudas no pâncreas. Para ela, as informações que recebeu vão ajudar a tratar das dores que sente por ficar muito tempo deitada.
“Não conhecia esses alongamentos, mas gostei bastante, porque durante a recuperação a gente passa a maior parte do tempo na cama do hospital, sente uma dorzinha aqui, outra ali, e com o exercício o fisioterapeuta contou que dá para amenizar esses desconfortos”, pontuou a aposentada.
A aposentada Maria das Graças Ferreira, de 80 anos, gostou dos exercícios que aprendeu
Confira a programação da Semana Rosa
- Terça-feira, 15
- 20h: Palestra – Saúde Mental e Física no Combate ao Câncer de Mama
- Quarta-feira, 16
- 9h às 11h: Estética e Massoterapia (Colaboradores)
- Quinta-feira, 17
- Durante o dia: Palestra Nutrição: A Importância da Alimentação na Prevenção do Câncer de Mama
- 18h às 20h - Massoterapia e Estética
- Sexta-feira, 18
- 8h - Café da Manhã (Colaboradores)
- 20h - Palestra: Relação do Câncer com a Nutrição
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!