Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOMENAGENS

Governo do Estado faz referência a grandes nomes da literatura local em espaços da Folia Internacional do Amapá

‘Cidade Literária’ será palco de lançamentos de livros e apresentações artísticas de 7 a 10 de novembro, no Parque do Forte, em Macapá.

Por Ana Anspach
25/10/2024 11h20

Evento reúne autores regionais, nacionais e internacionais em programação que celebra a literaturaA edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, fará referência aos grandes nomes da literatura local nos espaços da “Cidade Literária”, que será montada no Parque do Forte, na orla de Macapá. 

O evento que permite a difusão das obras de escritores e músicos locais, de outros estados e países será realizado de 7 a 10 de novembro. Os espaços serão identificados com os nomes de escritores, artistas plásticos e músicos, que construíram uma carreira sólida no Amapá.

Coordenada pela Secretária de Estado da Cultura (Secult), a programação visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores. No evento haverá lançamento de livros inéditos e reedições, sessões de autógrafos, rodas de conversa, mesas temáticas, performances poéticas, feira de livros, música, cortejo cultural, além de palestras e oficinas.

Barracão das Multivozes

O espaço para a realização de mesas temáticas terá o nome de Francisco de Assis Valentim, mais conhecido como Valentim, um apreciador da literatura que montou a Biblioteca Coração Valente, que hoje é o Instituto Coração Valente, em Laranjal do Jari. Ele possui um acervo de obras encontradas pelas ruas e doações de amigos, que o incentivaram a abrir as portas da sua casa para alunos e interessados em pesquisas.

Francisco de Assis Valentim montou uma biblioteca em Laranjal do Jari

Barracão das Palavras

O artista plástico, professor e poeta, Manoel Bispo Corrêa, emprestará seu nome para outro local em que acontecerão mesas temáticas. O escritor é autor de livros como “Cristais das horas” (1978), “Canto dos meus cantares” (1990) “Intátil” (2002) e “Palavras de festim” (2007). Em 2020 teve a alegria de ver quatro de suas obras reunidas na coleção “Letras de Ápacam”, iniciativa da Prefeitura de Macapá, na gestão do então prefeito, Clécio Luís.

O artista plástico, professor e poeta, Manoel Bispo Corrêa

Palco Livre

O espaço onde serão realizadas intervenções artísticas, homenageará a arte de Ibis Amazonas, nascido em 1965, no município de Amapá. Repleto das forças da natureza, seu nome foi retirado de um romance no qual havia um personagem chamado Ibis, um ser de muita luz. O poeta, autor do livro "Duro Artefato", atualmente mora em Belo Horizonte.   

Artista Ibis Amazonas

Complexo de atividades de formação

A área homenageará a escritora indígena Bruna Karipuna, originária do Oiapoque. A autora foi premiada na categoria fomento a leitura, na 65ª edição do prêmio Jabuti, em 2023, com o livro Álbum Biográfico Guerreiras da Ancestralidade.

Escritora indígena Bruna Karipuna

Espaço Infanto-Juvenil

O compositor, cantor e ex-malabarista de circo, Simãozinho Sonhador, terá uma homenagem póstuma no local. Ele deixou um legado importante para a poesia, música e literatura, escreveu poesias de cordel sobre a natureza e seus amores, criou centenas de canções, é autor de 22 livros, entre eles, o "Novo ABC da Mulher", sua obra mais famosa.

Compositor, cantor e escritor Simãozinho Sonhador

Gengibirra Literária

A sala utilizada para lançamentos de livros e sessões de autógrafos levará o nome de Isnard Lima. O poeta boêmio e advogado era filho do prestidigitador Isnard Brandão Lima e da professora de música Walkíria Lima. Publicou "Rosas para a Madrugada" (poemas, 1968) e "Malabar Azul" (crônicas, 1995), além de centenas de crônicas e artigos na imprensa. Isnard Lima também teve a sua obra "Seiva da Energia Radiante" reeditada e publicada na coletânea “Letras de Ápacam”.

Escritor Isnard Lima

Folia Literária

O Governo do Estado promove a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores. 

A programação contará com homenagens aos grandes nomes da literatura e poesia do estado, mesas temáticas, shows musicais, rodas de conversas, oficinas, palestras, lançamentos de obras e intervenções culturais.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!