Governo do Amapá oferta serviços de saúde e reforça a prevenção ao câncer de mama para mulheres do Residencial Macapaba, em Macapá
Ação aconteceu na Escola Estadual Antônio Munhoz com consultas, encaminhamento para mamografia, massoterapia e ação do programa ‘Mais Sorrisos’.
Equipes do ‘Mais Sorriso’ e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O Governo do Estado realizou neste sábado, 26, mais uma ação de saúde e prevenção ao câncer de mama e colo do útero com a ação ‘Outubro Rosa nos residenciais’. A iniciativa atendeu moradores na Escola Estadual Antônio Munhoz, no Habitacional Macapaba, na Zona Norte de Macapá.
A ação, coordenada pelas secretarias de Estado de Saúde (Sesa) e da Habitação (Sehab), ofertou consultas com clínico geral, nutricionista, psicólogo, encaminhamento para mamografia, massoterapia, além de serviços odontológicos, distribuição de kits de higiene bucal e palestra educativa pelas equipes do programa ‘Mais Sorrisos’ e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Coordenadora do Plantão Social, Gleice Barbosa“Uma linda programação foi preparada pelo Governo do Estado para reforçar os cuidados nesse mês tão importante de conscientização contra o câncer. Vamos encerrar este dia, com sorteios de brindes e uma deliciosa feijoada. Nossa expectativa é atender até 200 pessoas”, destacou a coordenadora do Plantão Social do Macapaba, Gleice Barbosa.
A moradora Alessandra Costa, de 34 anos, mãe de cinco filhos, fez questão de participar de todas as iniciativas. Para ela, o cuidado com a saúde é essencial.
“Tenho um filho que estuda aqui, sempre que posso participo das ações, acho muito importante as pessoas buscarem informações para se prevenir. Já tive casos na família, precisamos estar atentos”, pontuou Alessandra.
Alessandra Costa e os filhos Leandro, Jhon, Maria, Inácio e Arthur O tratamento de um paciente que recebe o diagnóstico positivo de câncer é acompanhado por uma equipe de multiprofissionais, entre eles o, psicólogo. Por isso, o serviço ofertado em todas as ações de conscientização contra o câncer.
Psicóloga Elcilene Oliveira“O paciente é encaminhado para o psicólogo onde acontece o acolhimento, a forma como ele vai reagir depende também da maneira como ele recebe essa informação. É sempre bom ressaltar a importância do autocuidado, porque muitas vezes, a gente descobre ou percebe algo quando já está bastante avançado, e a prevenção ajuda no resultado positivo para uma melhora”, alertou a psicóloga Elcilene Oliveira.
Outubro Rosa
Além da programação nos residenciais, o Governo do Amapá oferta diariamente, em livre demanda, exames de mamografia no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) para mulheres de 40 a 69 anos. As agendas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o máximo de 20 por dia, e os resultados impressos são disponibilizados em até 48 horas úteis após a realização do procedimento.
Ação ofertou consultas com clínico geral, psicólogo, encaminhamento para mamografia, além de serviços odontológicos
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!